6 passos para criar reuniões de sucesso no seu salão!

Saiba como fazer uma reunião motivadora com a sua equipe!

Toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, precisa de boas reuniões para funcionar bem.  Elas servem para alinhar as ideias e conduzir a empresa para um mesmo caminho, rumo ao sucesso.  Além de ser o momento para motivar  e desenvolver as pessoas da sua equipe!

Confesso que quando comecei meu salão de beleza,  em 1.999, minhas reuniões eram um desastre! Fazia tudo errado: os profissionais não apareciam e eu usava aquele momento de encontro com a equipe para “lavar roupa suja”.

Com o tempo fui aprendendo como fazer reuniões práticas, objetivas e que motivam os profissionais dos meus salões de beleza!

Assim, vou listar um passo a passo de como fazer reuniões de sucesso:

 

    1. Defina uma pauta!

Vá para a reunião com um objetivo! Tenha sempre claro sobre o que deseja falar no encontro com a equipe. Lembre-se de ter uma pauta motivadora, inspiradora e que busque soluções! Ou seja, se o seu salão não esta vendendo muitos produtos,  não reúna o seu time para dar bronca sobre isso.  No entanto, você pode fazer  uma reunião sobre como os profissionais podem vender mais e achar,  junto a equipe, uma saída para o problema.

 

    2. Agende a reunião!

Após ter uma pauta definida, é hora de agendar a reunião. Costumo marcar com a equipe com pelo menos 15 dias de antecedência e sempre dentro do horário de trabalho.  Não faça reuniões em dias em que a equipe está de folga ou em dia em que muitos profissionais não estejam trabalhando.  Mesmo que seja um dia que os clientes frequentem o salão, feche a agenda e marque o encontro dentro do horário de atendimento. Lembre-se fazer reunião é treinar e investir dentro do seu próprio negócio!

 

   3. Convoque a equipe!

Com a reunião marcada, avise a equipe! Entretanto, não coloque o aviso apenas nos grupos do WhatsApp, as pessoas tendem a ignorar o lembrete! Assim, coloque avisos na cozinha, nas agendas e mande nas mensagens privadas! Também, um dia antes da reunião, mande outro lembre individual para cada profissional que ira participar da reunião! Contudo, se a sua equipe for composta por menos 9 pessoas e uma delas não conseguir participar, pense em remarcar o encontro!

 

  4.  Prepare tudo!

Fazer a reunião é sempre desafiante, mas o nervosismo é menor se você tem um passo a passo de como irá conduzir o momento. Tenha em mãos a pauta do que irá falar e de como vai direcionar o encontro. Além disso, prepare o ambiente! Caso a reunião ocorra dentro do salão de beleza, tenha as cadeiras preparadas e, se puder, coloque um café para a equipe. É bom lembrar que no Brasil existem mais de um milhão de salões de beleza, ou seja, não competimos apenas por clientes mas também por bons profissionais. Por isso, mime a sua equipe e faça com que eles se sintam cuidados!

 

  5. Deixe claro o propósito e as regras da reunião!

No momento em que for começar a falar, deixe claro para a equipe qual é o propósito da reunião e se for necessário, estabeleça regras. Como por exemplo, levantar a mão para falar ou tomar cuidado com feedbacks agressivos aos colegas de trabalho. Quando o gestor se posiciona sobre qual é o objetivo da reunião e estabelece regras, o resultado no final é sempre melhor!

 

 6. Deixe a equipe falar!

Cuidado ao fazer um reunião em que só você fala! Ao fazer isso, você está afastando as pessoas. Por exemplo, se o tema for atendimento ao cliente, a melhor forma de conversar sobre isso é pedir para que a equipe construir o seu passo a passo de atendimento. Ou seja, ao invés de você chegar dizendo como é que deve ser o atendimento, faça uma dinâmica com os profissionais e peça para eles listarem as 5 coisas que eles mais gostam ao serem atendidos em uma loja.  Assim, em conjunto os passos para um atendimento encantador será definido!

 

Fez sentido para você esse passo a passo para uma reunião de sucesso?

Lembre-se: reunião é para motivar, treinar a equipe e melhorar o espaço de trabalho. Não caia na tentação de fazer encontros com o time apenas para “lavar roupa suja”!

 

Quer saber mais? Assista a minha aula gratuita no meu canal do Youtube: 

 

 

No meu instagram, você pode ver mais materiais e dicas.

Tem alguma dica que você também acha pertinente? Compartilhe aqui!

Conheça ainda nosso canal do Youtube e no Telegram

Dani Venâncio

 

 

 

0 respostas em "6 passos para criar reuniões de sucesso no seu salão!"

Deixe sua mensagem

© Criadores de Imagem. Todos os direitos reservados.
X