Como limpar escovas de cabelo e pentes no salão

como limpar escovas de cabelo e pentes no salao de beleza

Como limpar escovas de cabelo e pentes no salão

Como você limpa suas escovas e pentes diz muito sobre você.

Nesta semana eu fiz um post polêmico no meu instagram. Confira aqui.

Depois da repercussão, o que me surpreendeu foi o número de pedidos que recebi de ajuda para mapear o procedimento correto de higienização e esterilização de escovas de cabelo e pentes, aquele mais simples e eficiente, principalmente para quem não pode investir em equipamentos neste momento de pandemia.

Então, como nos meus salões tenho duas especialistas no assunto, convoquei as terapeutas capilares Fabi Rais e a Mayane Oli do Fuzz Cabeleireiros para nos ajudarem nesta missão.

E vou contar para vocês que minhas meninas arrasaram nas dicas e no passo a passo. Confere aí e depois me diz se te ajudou!

LIMPEZA

O primeiro passo, é investir em uma boa higienização para retirada de cabelos e resíduos.

Esta etapa consiste na limpeza a seco do material com objetivo de remover os fios de cabelo.

Segundo Mayane limpar as escovas deveria ser uma regra para cabeleireiros: “Sempre depois de atender uma cliente, o fato de retirar os fios da cliente que ficaram no material com a ajuda de um cabo mais fino do pente e esterilizar deveria ser obrigatório”.

como limpar escovas de cabelo e pentes

LAVAR

Após se certificar de que não há mais cabelos, enxague para tirar os demais resíduos de cosméticos que possam ter ficado no pente ou escova.

blank

3. DESINFETAR e ESTERELISAR

Utilizar uma medida ou um tampinha de Detergente Enzimático diluídos em 5 litros de água. Este produto é utilizado para esterilização de materiais hospitalares e garante uma boa higiene em pouco tempo.

como limpar pentes e escovas de cabelo

4. DEIXAR DE MOLHO

Deixe as escovas e pentes submersas na água diluída com o detergente enzimático. Necessário deixar de molho, no mínimo, por 5 minutos a solução ou seguir de acordo com a recomendação descrita no detergente. Essa ação remove todos os detritos orgânicos do material.

A Fabi reforçou que antes do banho a escova precisa estar sem cabelos ou resíduos. “Somente desta forma é que podemos garantir que a escova e pente terá uma limpeza mais completa”.

Como esterilizar pentes e escovas

5. ENXÁGUE

Após atingir o tempo necessário de esterilização, você deve enxaguar sua escova para tirar toda a solução que tenha ficado nos seus itens de trabalho. Apenas desligue a água corrente quando tiver certeza que todo o produto saiu.

blank

PRÉ-SECAGEM

Finalizada a etapa do enxágue, vamos para a pré-secagem feita necessariamente com uma toalha esterilizada para que não exista nenhum tipo de contaminação. Neste passo, você pode se usar toalhas de papel também.

blank

SECAGEM

Após a pré-secagem, chegou a hora de secar de vez suas escovas utilizando o JATO FRIO do seu secador de cabelo para que não haja prejuízos ao material.

Mayane reforça que neste passo é preciso se certificar de que a escova esteja 100% seca. “A umidade no interior da escova também pode gerar fungos e bactérias”.

como limpar escovas de cabelo e pentes

FINALIZAR

Prontinho, suas escovas estão prontas para serem guardadas e embaladas em plástico filme.

como limpar escovas de cabelo e pentes

Materiais necessários:
• Detergente;
• Toalhas esterilizadas ou de papel
• E.P. I (luvas de borracha e avental);
• Escovas e pentes;
• Recipiente com solução detergente (bacia, balde).

Se você quiser mais dicas de cuidados, segue as meninas no instagram: Fabi Rais e a Mayane Oli

Falando nisso, a Mayane fez um vídeo com esse passo a passo: https://www.instagram.com/p/B8JytxTnGLP/

Aliás, aproveita e baixe esse material de biossegurança também, acessando aqui.

blank

Espero ter ajudado vocês!

Não esqueça de compartilhar suas dúvidas e opiniões aqui

Em primeiro lugar, veja nosso canal do Youtube

Conheça meu canal no Telegram

Dani Venâncio