Um salão sem movimento acaba com a motivação da equipe. Será?
Há mais de 20 anos no mercado da beleza já passei por isso diversas vezes, principalmente quando tomei a decisão de abrir um salão do zero, em um local ainda pouco conhecido.Foi uma aposta, mas sabia que não poderia jogar com a vida daqueles profissionais que dependiam do faturamento para terem comissão.
Sentia vergonha quando chegava e via a equipe parada, salão vazio, e o telefone em um silêncio ensurdecedor!
E como eu poderia motivar minha equipe se eu mesma estava desacreditada?
Obcecada por estudar e buscar a raiz dos problemas, percebi que precisava fazer algo para resolver a situação, apenas esperar por clientes não seria o suficiente.
Foi aí que passei a observar alguns pontos muito importantes para manter minha motivação e principalmente da equipe que estava comigo, tendo atitudes concretas que fariam aquele negócio acontecer:
-A equipe precisa perceber uma mobilização
Independente do medo, mostre ação, as mais simples como melhorar o Google meu negócio, buscar parcerias, compartilhe e peça opinião de todos.
-Seja um líder presente
A presença da liderança é fundamental, principalmente na formação de uma cultura.
Não ter clientes é um problema sério, e o olhar do líder é indispensável nessa fase. Sentar-se com a equipe, conversar, pedir ajuda, sugestões, são momentos indispensáveis.
-Faça o ócio ser produtivo
Há uma série de oportunidades quando não há clientes para serem atendidos. Talvez seja a hora de treinar uma nova técnica, chamar modelos para fazer fotos de divulgação, treinar atendimento, estudar, oferecer serviços gratuitos como forma de divulgação e usar a criatividade para fazer dessa fase um trampolim para o crescimento profissional.
-Clareza na comunicação
Esse começo será desafiador não só para o salão que inicia, mas também para um profissional que está começando e passa por esses desafios entrando em salões que já tem movimento, por exemplo. Esse início precisa de um empenho extra, um plantio cuidadoso, para que haja bons frutos o mais breve possível, e quando há comunicação os objetivos se solidificam.
É preciso coragem para enfrentar os desafios como esses, mas o futuro é promissor quando há dedicação em criar uma base consistente e de confiança entre gestão e equipe, e não à toa que esse salão está consolidado, firme, e me orgulho de dizer que uma das principais profissionais dessa unidade fez parte dessa história e caminha comigo há 18 anos.
Vou deixar o vídeo completo aqui embaixo. Aprove