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Aumente os lucros do seu salão de beleza!

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Aumente os lucros do seu salão de beleza!

Que tal Aumentar os lucros do seu salão de beleza?!
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil…
Sobretudo para nós, pequenos empresários que temos que “assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”.
Enfim, no Brasil é notável o aumento do número de salões de beleza.
Mas, segundo o Sebrae, existem mais de 500 mil salões de beleza, isso contando apenas os salões de beleza formalizados.
Se levarmos em consideração os informais, o número beira a 900 mil de salões.
Agora imagine, de acordo com o IBGE (2015), no Brasil somos em aproximadamente 207 milhões de pessoas, ou seja, temos uma média de 258 pessoas por salão de beleza.
Inacreditável, não é? Então, para se manter competitivo, o proprietário do salão precisa dedicar um tempo na gestão do seu negócio e evitar cometer os erros listados abaixo:

1. Não ter um controle financeiro

Você sabe qual resultado mensal da sua empresa?
Qual o valor em despesas fixas?
O quanto repassa em comissão?
Qual o valor em estoque?
Quem são seus principais clientes?
Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, repense sua forma de gerenciar seu negócio.
Gerir um negócio sem ter um sistema de controle é algo quase impossível.
O gestor necessita de alguma ferramenta que o apoie na visualização de questões como: valores pagos em comissão, custos com estoque, custos com despesas fixas, valor médio gasto por cliente, clientes que mais consomem, profissionais com maior e menor produtividade etc.
Essas e outras informações são fundamentais para a boa gestão do negócio e manter a competitividade.
Essas informações servirão de norte para o gestor criar suas estratégias e aumentar sua competitividade, aumento consideravelmente as chances de sucesso da sua empresa.

2. Utilizar o dinheiro da empresa como se fosse seu

Não separar a pessoa física da pessoa jurídica é um erro que pode levar a empresa a falência.
Os proprietários devem ter salários pré-definidos, de preferência de acordo com o que se paga no mercado, por exemplo: o proprietário do salão, atua como cabeleireiro e como gestor.
Como cabeleireiro ele deve receber a mesma comissão paga aos demais profissionais, e como gestor deve receber um pró-labore, também de acordo com o que o mercado paga.
A retirada do lucro deve ser feita no mínimo a cada 6 meses. É desejável que parte do lucro seja reinvestido na empresa.

3. Comissões/Rateios

Sabe-se que em nosso meio, grande parte da equipe recebe comissão (aproximadamente 75% das pessoas que trabalham nessa área, são contratadas como profissionais autônomos).
As comissões pagas variam na faixa de 30% a 70%.
De maneira geral, montante repassado em comissões não deve ultrapassar a 50% do faturamento, evidente que isso não serve para todas as empresas.
Quanto maior o custo fixo de uma empresa (aluguel, condomínio, salários..) menor deve ser o percentual da comissão.
Para exemplificar, um salão de shopping, provavelmente não terá a mesma comissão de um pequeno salão de rua, que esteja situado em um bairro com aluguel mais em conta.
Entretanto, um dos erros, é o gestor fazer repasses de comissão iguais a outras empresas que possuam despesas diferentes.
Para não perder profissionais, cabe, na hora da contratação, explicar os motivos da comissão mais baixa e demostrar que o valor final recebido pode ser o mesmo, tendo em vista que geralmente, os salões de beleza com um custo mais alto podem cobrar um preço mais elevado, quando comparado a salões menores.

4. Desconhecimento do estoque

As despesas com o estoque costumar representar uma parte significativa das saídas.
Ter produtos de qualidade e em quantidade correta é fundamental para a boa execução dos serviços e para garantir uma renda em revendas.
No entanto, é preciso ter cuidado e não comprar de mais ou de menos.
A indicação é ter estoque que garanta o trabalho e as vendas de 30 dias.
Certamente existem exceções, como por exemplo, promoções que compensem uma compra maior para garantir um preço mais baixo, ou alguma ação de marketing, ou ainda algum outro benefício.
Porém fique atento, investimentos extras em estoque, devem ser feitos somente se a empresa tiver dinheiro em caixa.
Além da compra errada, fique atento com produtos parados no estoque, lembre-se: produto é dinheiro.
Faça promoções para vender os produtos parados em estoque.
Além dos pontos citados acima, é necessário dificultar o roubo de produtos, isso pode ser feito através da instalação e monitoramento de câmeras e locais de armazenamento devidamente chaveados.

5. Preços equivocados

Conheço empresários na área da beleza que formam seus preços ligando para a concorrência. Identificar seus concorrentes diretos e fazer a monitorização dos preços é importante, mas antes de tudo você precisa conhecer os custos relacionados ao seu serviço e/ou produto.
Qual o valor de aquisição do produto? Qual o valor pago em imposto? O quanto a taxa de cartão de crédito representa? Qual o percentual de comissão repassado?  Com o preço cobrado, você conseguirá pagar seus custos fixos e variáveis e ter lucratividade? Preços errados são super perigosos e podem fazer seu negócio falir.

6. Falta de acompanhamento dos resultados da equipe

Num salão de beleza, é comum que aproximadamente 90% do faturamento provenha da venda de serviços.
Portanto, é fundamental ter uma equipe qualificada e produtiva.
Assim, a qualificação pode ser melhorada a partir de treinamentos, isto é, sua empresa deve incentivar a participação dos profissionais em cursos, lançamentos e feiras.
Além disso, o profissional que não se atualiza acaba perdendo espaço no mercado e isso é ruim para os negócios.
Com relação a produtividade, como empresário, sabemos o quanto temos que vender durante o mês para pagar as contas e conquistar rendimentos financeiro.
Assim, sua equipe também deve ter consciência do valor que precisa faturar.
Cada profissional deve ter sua meta de produtividade. O gestor deve fazer o acompanhamento e desenvolver os profissionais que por ventura não estiverem alcançando seus objetivos.
Espero ter ajudado com as dicas de hoje!
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Dani Venâncio