O ponto do seu salão de beleza pode determinar o fracasso ou o sucesso da sua empresa!
Por isso, no post de hoje vou te ajudar a escolher o melhor lugar para o seu negócio!
Recentemente, fiz uma mudança de local de um dos meus salões. Escholi o meu novo ponto baseada em informações que eu tenho do meu negócio presente:
- quantos profissionais eu tenho
- quantas bancadas de cabelo vou precisar
- quantas bancadas de manicure
- se vou ter sala de estética ou se não vou ter
Além disso, por já estar há 21 anos na área da beleza, já tenho o meu público-alvo muito bem formado. Já sei onde essas pessoas moram, qual perfil delas e qual a área da cidade que elas mais transitam.
Entretanto, levei entre seis meses a um ano para encontrar o ponto que considerei perfeito. Por que eu falo isso?
No começo estava procurando de forma passiva: procurava nos anúncios e não fazia visitação técnica. Quando comecei a fazer visita técnica para conhecer o espaço, e para ver como me sentia dentro dele, levei mais ou menos 6 meses visitando até encontrar o ponto do salão de beleza.
Em primeiro lugar, para fazer o ponto do seu salão de beleza, você deve fazer um plano de negócios. Pense: quantos profissionais irão atender nesse salão, quais os serviços prestados e qual o seu público alvo. Você tem que imaginar o salão na sua cabeça. Qual metragem você quer nesse espaço? Qual o custo máximo que você pode ter de aluguel, condomínio e IPTU?
Contudo, existem diferenças entre uma empresa, que já tem um ponto, e uma empresa nova na área na beleza na hora de fazer a mudança de endereço.
De acordo com a SEBRAE, um dos defeitos das empresas que fracassam e não sobrevivem por mais de 5 anos é um otimismo muito grande por parte do empreendedor. Muito cuidado, é necessário ter o pé no chão!
Além disso, o valor do aluguel do ponto do seu salão não pode passar de 8% do seu faturamento.
Por exemplo, se você tem um aluguel de R$5.000 você deve faturar no mínimo R$62.500.
Por isso, você deve se perguntar:
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quantos clientes eu tenho que atender?
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Quantos serviços eu tenho que fazer para faturar esse valor?
Dito isso, vou elencar 5 pontos que vão fazer a diferença na hora de escolher a sua nova localização ou a sua nova empresa.
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Comece com os pés no chão!
Pense, qual a metragem que você deseja ter no seu espaço? Cuidado para não escolher estrutura maior do que você vai precisar! Prefiro que você cometa a falha de montar um espaço um pouco menor do que você necessita, ou seja, que daqui a um mês você pense “deveria ter montado um salão maior”, isso vai ser o menor dos problemas. Do que você abrir um salão com metragem maior e tenha dificuldade de formar equipe e atrair clientela. Um espaço vazio assusta as pessoas! A minha orientação é que você comece com o pé no chão.
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Não considere apenas o aluguel!
Existe o aluguel, condomínio e o IPTU. Se alugar uma área muito maior do que necessita vai haver mais custo de água, luz e manutenção. Não é só o aluguel! Lembre-se: quanto maior a estrutura, maior o custo fixo!
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Pense no seu público-alvo
Aonde que o seu cliente está? Se você não tem um salão ainda pense: aonde que o seu público-alvo que você fez no seu planejamento costuma ir? Defina isso! Dessa forma a escolha do ponto vai ser mais assertiva.
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Encontre bairros com poucos salões
Existem muitos bairros de boas qualidades em todas as cidades que ainda tem poucos salões ou ainda muito informais, ou seja, que não tratam a sua empresa como negócios. Na hora de escolher o ponto não pense apenas no óbvio. Pense em lugares onde a cidade cresceu e que ainda não tenham salões de beleza com a qualidade que você quer implementar na sua empresa.
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Observe as empresas ao redor
Essas empresas atingem o seu público alvo? Se tiver, por exemplo, um café próximo ou um shopping, vá até lá! Observe quais são as pessoas que caminham por aquele endereço. Dessa forma você irá escolher o ponto de uma forma muito mais assertiva. Separe um tempo para visitar a redondeza antes de escolher o ponto: já existem salões no bairro? Visite esses salões e perceba o que você poderá oferecer a mais que esses salões.
Se você seguir essas dicas eu tenho certeza que terá menos prejuízos e mais chances de sucesso no local que você deseja posicionar a sua empresa!
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Dani Venâncio