Como eu desenvolvi um time de sucesso no salão!

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Como eu desenvolvi um time de sucesso no salão!

Um time da beleza motivado e engajado pode fazer milagres pelo seu salão

Ai, você pode me dizer: -Mas Dani, os profissionais da beleza são muito difíceis de lidar. No meu salão não para ninguém.

Eu entendo completamente você gestor e empreendedor da beleza. Eu já passei por isso.

Realmente, a gestão de pessoas é um dos trabalhos mais desafiadores dentro de um salão de beleza, mas com certeza também é uma área de grande aprendizado.

Compartilho com vocês um trecho de uma mentoria que fiz com uma aluna que tem salão de beleza em Portugal, e que também sofre com a equipe.

A verdade é que eu também já pensei assim e costumava culpar os profissionais e o mercado da beleza por ninguém parar no meu salão.

Quando eu comecei lá 1999, eu não tinha um time e tinha muita dificuldades com as pessoas, inclusive, nos primeiros meses de operação, eu perdi toda minha equipe. Éramos em 17 pessoas, saíram 16, eu fiquei só com a Zanete, que trabalha comigo até hoje.

Depois disso, eu vivi um eterno entra e sai do salão, tudo isso, por falta de visão. Eu não sabia que era eu quem precisava construir algo, uma cultura, um respeito, eu achava que era as pessoas que tinham que agregar, ou que ninguém prestava ou que não são boas para minha empresa.

Quando iniciei meus estudos, aos poucos fui percebendo a necessidade de desenvolver habilidades de gestora, ajudar nas fraquezas e dando foco nas potencialidades, porque se você quer ter sucesso, tem que enxergar o que há de melhor nela.

Assim, fui aprendendo que o grande desafio está em encontrar pessoas de bom caráter, porque habilidades é possível treinar e desenvolver.

Hoje, procuro olhar com gratidão aqueles que posso ajudar a desenvolver dentro do meu time, até porque se existe algo que realmente fideliza é a empatia, o se colocar no lugar do outro.

E aqui vai minha primeira dica para engajar e conquistar seu time.

  1. Trate o Profissional como se ele fosse seu melhor cliente

Cuide do outro como você gostaria de ser cuidado naquela situação.

Certa vez, minha aluna @dioneideandradee falou em um dos meus cursos presenciais algo que cada dia mais vejo que é uma verdade.

“Nos desenvolvermos como líderes, nada mais é do que nos tornarmos um ser humano melhor”.

E isso é fato, afinal, se colocar no lugar do outro é algo transformador para mudar nossa visão de mundo e julgamentos.

A palavra cliente vem do latim  e significa aquele que precisa ser ouvido. Cuide dos seus clientes, sejam eles clientes internos (equipe) ou externos. ⠀

Para isso, é prestar atenção, olhar nos olhos, se colocar no lugar do outro, oferecer a ele o que você gostaria de receber se estivesse em seu lugar. ⠀

  1. Seja o Suporte que seu Profissional precisa

Um verdadeiro líder é aquele que serve seu time da melhor maneira.

O líder é o responsável por direcionar e inspirar um grupo de pessoas. Aliás, é líder é servidor antes de mais nada e serve acima de tudo. E essa consciência o leva a aspirar à liderança.

Alguns líderes e professores baseiam esse tipo de liderança, comportamento e posicionamento em Jesus Cristo. Você pode se apoiar também em alguém que já te inspirou.

Em minhas aulas on-line e presenciais, sempre comento que o líder precisa ser um Farol que ilumina e direciona seus times para onde devem ir. Alguns pontos a serem trabalhados para desenvolver este método é investir na comunicação, no acolhimento, empatia e mediação.

Para isso, evite todo e qualquer julgamento. Lembre-se: Seu papel é ajudar e transformar o ambiente em algo positivo e profissional, em ter os produtos e materiais necessários para a realização do serviço e promover o encantamento das clientes..

  1. Desenvolva seus profissionais

O conhecimento e a educação transformam nossas vidas!

Eu e o Renato Fuzz somos prova viva disso, e se tem algo que aprendemos durante os 21 anos de gestão de pessoas é que precisamos treinar nossos times.

É aquela velha história de afiar o machado. Eu sei, que terá gestores experientes que dirão: -Dani, mas eu treino e eles vão embora. Preciso dizer: Faz parte! Pior é não treinar e perder clientes por isso.

Sem contar que até hoje, eu e o Renato sempre mencionamos nossos mestres e mentores, aqueles que realmente nos ajudaram a nos tornarmos quem somos hoje. Então, inspire-se alegre-se em saber quantas vidas você pode transformar ensinando o que você sabe para seus profissionais.

Traga cursos e incentive que eles invistam em especializações com frequência.

Nos meus salões, Fuzz Cabeleireiros, eu promovo cursos para o grupo a cada 6 meses (exceto neste ano de pandemia). E não costumo pagar cursos individuais para os profissionais, mas se eles precisarem, é claro, eu pago à vista e parcelo o valor, abatendo diretamente do rateio.

  1. Seja o Exemplo deles

O mais importante de tudo: a liderança é reconhecida e não instituída.

Então, seja o exemplo em todos os sentidos, cuide de você e do seu time.

Seja comprometido com a transparência, verdade e resolução de problemas.

Antes de tudo, seja acessível e um bom ouvinte, é importante você reservar um tempo para isso na sua agenda.

Um ponto importante nessa ação é a comunicação assertiva. Cultive os bons relacionamentos dentro da empresa, e não alimente fofocas.

Invista no feedback construtivo e lembre-se da regra: Elogie em público, chame a atenção em particular.

  1. Dê autonomia e confie no seu time

Estabeleça metas, arrume a casa, faça reuniões periódicas, mas dê autonomia e confie no seu time.

Neste ponto, é importante você se mostre acessível e acompanhando o processo, e sempre que necessário ajudando seus profissionais da beleza a estabelecerem um ritmo sustentável e constante.

Faça perguntas poderosas: “Como podemos resolver isso da melhor maneira” e o “Por que das coisas” para entender o que realmente causa os problemas e tente evitar que ele se repita em outras situações.

Ajude seu profissional no foco, sempre sugerindo coisas, jamais dizendo que ele deve fazer. Se for possível, traga a sugestão como forma de exemplo de outros colegas, salões ou do mercado em geral, isso costuma funcionar muito bem no nosso segmento.

É importante dizer que ao apresentar a ideia pronta de ação, o profissional não engaja muito, nem se sente participativo, portanto, precisamos estar conscientes que no mercado da beleza, a maioria deles são profissionais autônomos.

Com essas dicas, eu tenho certeza que você vai engajar e conquistar seu time da beleza e promover um ambiente de sucesso no seu salão.

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Dani Venâncio