Como limpar escovas de cabelo e pentes no salão
Como você limpa suas escovas e pentes diz muito sobre você.
Nesta semana eu fiz um post polêmico no meu instagram. Confira aqui.
Depois da repercussão, o que me surpreendeu foi o número de pedidos que recebi de ajuda para mapear o procedimento correto de higienização e esterilização de escovas de cabelo e pentes, aquele mais simples e eficiente, principalmente para quem não pode investir em equipamentos neste momento de pandemia.
Então, como nos meus salões tenho duas especialistas no assunto, convoquei as terapeutas capilares Fabi Rais e a Mayane Oli do Fuzz Cabeleireiros para nos ajudarem nesta missão.
E vou contar para vocês que minhas meninas arrasaram nas dicas e no passo a passo. Confere aí e depois me diz se te ajudou!
LIMPEZA
O primeiro passo, é investir em uma boa higienização para retirada de cabelos e resíduos.
Esta etapa consiste na limpeza a seco do material com objetivo de remover os fios de cabelo.
Segundo Mayane limpar as escovas deveria ser uma regra para cabeleireiros: “Sempre depois de atender uma cliente, o fato de retirar os fios da cliente que ficaram no material com a ajuda de um cabo mais fino do pente e esterilizar deveria ser obrigatório”.
LAVAR
Após se certificar de que não há mais cabelos, enxague para tirar os demais resíduos de cosméticos que possam ter ficado no pente ou escova.
3. DESINFETAR e ESTERELISAR
Utilizar uma medida ou um tampinha de Detergente Enzimático diluídos em 5 litros de água. Este produto é utilizado para esterilização de materiais hospitalares e garante uma boa higiene em pouco tempo.
4. DEIXAR DE MOLHO
Deixe as escovas e pentes submersas na água diluída com o detergente enzimático. Necessário deixar de molho, no mínimo, por 5 minutos a solução ou seguir de acordo com a recomendação descrita no detergente. Essa ação remove todos os detritos orgânicos do material.
A Fabi reforçou que antes do banho a escova precisa estar sem cabelos ou resíduos. “Somente desta forma é que podemos garantir que a escova e pente terá uma limpeza mais completa”.
5. ENXÁGUE
Após atingir o tempo necessário de esterilização, você deve enxaguar sua escova para tirar toda a solução que tenha ficado nos seus itens de trabalho. Apenas desligue a água corrente quando tiver certeza que todo o produto saiu.
PRÉ-SECAGEM
Finalizada a etapa do enxágue, vamos para a pré-secagem feita necessariamente com uma toalha esterilizada para que não exista nenhum tipo de contaminação. Neste passo, você pode se usar toalhas de papel também.
SECAGEM
Após a pré-secagem, chegou a hora de secar de vez suas escovas utilizando o JATO FRIO do seu secador de cabelo para que não haja prejuízos ao material.
Mayane reforça que neste passo é preciso se certificar de que a escova esteja 100% seca. “A umidade no interior da escova também pode gerar fungos e bactérias”.
FINALIZAR
Prontinho, suas escovas estão prontas para serem guardadas e embaladas em plástico filme.
Materiais necessários:
• Detergente;
• Toalhas esterilizadas ou de papel
• E.P. I (luvas de borracha e avental);
• Escovas e pentes;
• Recipiente com solução detergente (bacia, balde).
Se você quiser mais dicas de cuidados, segue as meninas no instagram: Fabi Rais e a Mayane Oli
Falando nisso, a Mayane fez um vídeo com esse passo a passo: https://www.instagram.com/p/B8JytxTnGLP/
Aliás, aproveita e baixe esse material de biossegurança também, acessando aqui.
Espero ter ajudado vocês!
Não esqueça de compartilhar suas dúvidas e opiniões aqui
Em primeiro lugar, veja nosso canal do Youtube
Conheça meu canal no Telegram
Dani Venâncio