Descobrindo a margem operacional do salão

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O que sobra para o salão depois de pagar a comissão do profissional?

Margem de contribuição ou operacional, já ouviu falar?

Doce ilusão, acreditar que quando se paga 50% de comissão para o profissional os outros 50% serão lucro. Seria ótimo se fosse assim, mas não é.

Hoje eu quero te ensinar sobre o impacto das despesas diretas (comissão, custo com produto, imposto e taxa de cartão) no seu negócio.

Você sabe me dizer o quanto cada serviço vendido deixa para você pagar as contas fixas e ter o lucro desejado?

Deixa eu explicar melhor, se o cliente paga R$ 80,00 num corte, depois de pagar as despesas diretas (comissão, taxa de cartão, imposto, produto), o quanto sobra para a empresa?

Opa… espera aí, quando falo o quanto sobra para a empresa não estou falando de lucro, resultado, mas sim do valor que resta para PAGAR AS OUTRAS DESPESAS E TER O LUCRO.

Estou falando sobre margem operacional ou margem de contribuição.

Esses nomes podem parecer difíceis agora, mas farão total sentido na sua administração daqui para frente.

O que quero dizer, na verdade, é que a margem operacional é o valor que sobra da receita obtida na venda dos serviços do salão de beleza após a dedução das despesas diretas.

Embora seja um indicador muito simples de calcular e interpretar, você deve sempre estar atento ao seu valor, pois, o desconhecimento pode te causar problemas, comissões altas e um lucro quase nulo ou negativo.

Afinal, ele mede a capacidade de um espaço da beleza gerar bons resultados e para isso é precisa levantar números e realizar cálculos.

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O CÁLCULO

A margem operacional auxilia na verificação de lucros dos serviços e produtos, excluindo as despesas específicas de cada um.

Para começar, a primeira coisa que precisamos calcular é o faturamento do espaço em um período (quinzenal, mensal ou semestral) retirando as despesas diretas.

Faturamento (Valores de venda) – Despesas diretas (comissão, produtos, imposto sobre venda, taxa de cartão) = X

Ficou com dúvida sobre despesas diretas? Veja este artigo: Dominando as despesas do seu salão de beleza!

Agora, vamos simular um cálculo para melhor entendimento:

Suponhamos que você faturou 50 mil no seu salão, e teve R$ 24.350,00 de comissões, R$ 3.500,00 produtos, R$ 2.900,00 de R$ impostos R$ 600,00 de taxa de cartão. Logo teremos:

Despesa direta: R$ 24.350,00 + R$ 3.500,00 + R$ 2.900,00 + R$ R$ 600,00= R$ 31.350,00.

Para encontrar a margem de contribuição ou margem operacional precisamos descontar esse valor do faturamento de R$ 50.000,00 (valor do exemplo).

Então: R$ 50.000,00 – R$ 31.350,00 = R$ 18.650,00

Então, eu te pergunto: Este valor de R$ 18.650,00,  é o lucro do salão ou barbearia?

R: NÃO!

Este valor é o que sobrou para cuidar da operação do negócio, desde pagar as despesas indiretas, investimentos e atingir a lucratividade.

Mas vamos em frente que o cálculo ainda não terminou.

Desta vez, vamos dividir o valor que sobrou pelo faturamento, para saber o quanto ele representa em percentual.

Como? Simples, veja abaixo:

R$ 18.650,00/R$ 50.000,00 = 0,373 ( 37,30%)

Prontinho, chegamos ao percentual da nossa margem operacional mensal, neste caso.

Espero que tenha conseguido compreender, para revisar, vamos ao:

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CALCULO COMPLETO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Já que você entendeu separado, agora, vamos unir as contas.

Portanto, a fórmula completa é essa, para você aplicar no seu negócio.

Margem operacional em reais = Faturamento – Despesas indiretas =

Margem operacional em percentual: margem em reais/faturamento

Em nosso exemplo:

R$ 50.000,00 – R$ 31.350,00 = R$ 18.650,00

R$ 18.650,00/R$ 50.000,00 = 0,373 ( 37,30%)

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CÁLCULO DA MARGEM OPERACIONAL POR SERVIÇO

Domine os rendimentos do seu negócio por serviço e saiba os serviços que rendem mais

Além disso, acontece que alguns serviços com grande procura no salão e barbearia nem sempre têm uma margem operacional alta, por isso, é indicado analisar cada área para decidir a forma de trabalho e comissionamento,

Sem contar que esta informação será relevante para saber onde e quanto investir nas ações de marketing, sem ter perdas significativas.

Primeiramente, não esqueça que para calcular, é preciso subtrair do preço do seu serviço as despesas diretas (comissão, taxas/impostos diretos, assim como o custo de produtos e material).

Aliás, saiba que com esses dados é possível identificar os serviços que rendem mais, os que rendem menos e que precisam ter mais volume de venda.

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ALERTA

Descobrir sua margem operacional pode ser seu fator de sucesso.

Saiba que ela está relacionada a todas as questões abaixo.

  • Preço

  • Lucratividade

  • Comissão/Rateio

  • Promoção

Por isso, conhecer sua margem operacional é algo estratégico na administração de salão e que irá te ajudar na tomada de decisão.

Descubra a sua e compartilhe comigo!

Espero ter ajudado com as dicas de hoje!

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Dani Venâncio
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