Corte simétrico é a resposta campeã de quando pergunto a maior dificuldade na carreira de um cortador. Por isso, irei te mostrar os 4 C ‘s para realizar um corte de cabelo simétrico!
1. Consciência
Parte do meu trabalho é visitar salões e olhar profissionais, sendo assim, vejo que 80% dos erros de simetria que eu percebo vêm do mau uso do CORPO. Frequentemente em sala de aula, noto o uso diferente da posição corporal em um lado e outro. Tenha consciência do tipo de força, estímulos e posição que você criou em um lado para poder fazer o mesmo do outro
2. Constância
Durante todo o tempo de corte tenha os pés parados no chão e evite movimentação desnecessária, mantenha a mesma posição corporal e gere o mesmo estímulo muscular em relação às seções de corte.
3. Checagem
Frequentemente vejo profissionais conferindo os lados somente depois de terminar o corte. Não faça isso! Lembre-se que o cliente está assistindo pelo espelho e percebe quando alguma coisa está errada. Ainda, muitos de nós para compensar uma eventual assimetria, acabamos abusando das texturas ou de uma escovação perfeita. Não caia nesse engano! Possivelmente o seu cliente vai perceber depois da primeira lavagem que o cabelo não se comporta de uma maneira simétrica. Dessa forma, você estará colocando em jogo uma relação duradoura entre o profissional e o cliente.
Dica: sempre inicie pelo lado que você tem maior dificuldade!
4. Coragem
Se você perceber que, mesmo aplicando a teoria com todo cuidado, o corte ainda não está simétrico, tenha coragem! Não disfarce a assimetria, faça uma avaliação do que precisa ser modificado! Alcançar simetria não é um trabalho fácil, mas é fundamental a coragem de perceber onde você falhou e aproveitar essa oportunidade para crescer!
Construa uma carreira sólida sem disfarçar suas fragilidades, não importa quantos anos você trabalhe na área, a busca pela simetria é um norte para todos nós!
Se interessou? Assista também a nossa aula do Youtube!