Marketing Digital Local é uma boa estratégia para salão de beleza?
Marketing local: Se você quer obter destaque na sua região, essa é uma estratégia certeira!
Afinal hoje em dia existem ferramentas simples e gratuitas para te ajudar nisso. Conheça algumas lendo este artigo até o fim.
Com a pandemia, as ações marketing local comprovaram sua eficiência e que ela veio para ficar. Até o instagram chegou a criar um sticker especial para marcar os estabelecimentos nos stories.
A verdade é que não existe público mais fiel do que aquele que vive nas redondezas do seu negócio, principalmente se for da beleza, é por isso, que um dos dias mais movimentados do salão é o sábado.
Mas, a pergunta da vez é: Você está preparado para ser encontrado na rede social ou google?
Quem não é achado, não existe para muitas pessoas.
Em 2019, eu e o Renato compramos uma casa de praia no Sul da Ilha, em Florianópolis-SC.
Certo dia, eu estava lá e precisava fazer minha unha, porém, meus salões ficam longe deste bairro (cerca de 20 Km). Então, o que eu fiz? Fui para o Google pesquisar. Acredite, nenhum dos dados dos salões que encontrei estavam com telefone ou WhatsApp atualizado. Resumo: Tiver que ir até o meu salão.
Imagine agora, a minha frustração de saber que muitos empreendedores não investem neste tipo de ferramenta que é gratuita e que atende a demanda momentânea dos clientes.
Em resumo, marketing digital local trata-se de aproveitar as oportunidades simples de promover seu negócio na região em que se está estabelecido e principalmente para quem está nela procurando pelo serviço.
Como você pode imaginar, eu vou te ajudar com dicas para o seu salão de beleza atingir bons resultados na sua comunidade e quando as/os clientes procurarem por você! Vamos lá!
1 – Conheça bem seu cliente
Não é possível conversar ou criar valor para quem não se conhece…
Antes de qualquer coisa, é necessário entender para quem você trabalha, definir o perfil das suas/seus principais clientes para poder direcionar o seu marketing digital para eles.
Apesar de a localização geográfica simplificar bastante a segmentação, é preciso identificar pontos importantes de seus potenciais clientes para facilitar a criação de posts e informações interessantes para ela/ele.
Com o avanço tecnológico, muitos clientes pesquisam na internet antes de contratar serviços, principalmente por meio de sites e redes sociais. Então, você precisa usá-los.
2 – Marketing Digital Local
Mapeei algumas dicas e meus segredos pessoais para te ajudar neste ponto.
Quando o assunto é marketing local, é normal pensar em várias ações locais, como estratégias no ponto de vendas, eventos e demais.
No entanto, existe uma prática que consegue melhorar os resultados com um mecanismo chamado Google. Sabe qual é? É o…
2.1 Google meu Negócio
Esta ferramenta é uma das mais estratégicas para qualquer estabelecimento comercial.
Nela você gerencia como as informações da sua empresa são exibidas no Google Maps e na pesquisa do Google e interage com clientes. É possível, ainda, informar horário de funcionamento, telefone e endereço;
Veja esta aula em que eu ensino o passo a passo para você fazer seu cadastro e usar esta rede da forma certa:
2.2 SEO no site e redes sociais do salão
Utilizar o conteúdo local também é uma ótima alternativa nas suas redes sociais e no seu site, se tiver, fazer posts de qualidade irá gerar atenção dos clientes dando autoridade e promovendo a divulgação do salão de beleza e seus serviços.
No site: atenção as palavras chaves utilizadas na região. Nas redes sociais: Atenção para investir nas hashtags certas e usadas por seu público nas redes que for publicar.
2.3 Market Place e grupos do facebook
Invista em publicações dos seus serviços em ferramentas gratuitas do facebook.
Quer saber de quais eu estou falando? Simples, do Market Place e grupos do seu bairro e redondeza.
O Market Place é um canal de compra e venda de produtos novos e usados do facebook, na qual a localização do usuário é analisada antes de apresentar o post.
Dessa forma, os resultados são segmentados, sendo possível utilizar os filtros para classificar itens por distância e valor. Então, coloque todas as informações relevantes sobre os itens e serviços. Divulgue também semanalmente em grupos do bairro e redondezas.
2.4 Email e WhatsApp:
Utilize estas duas ferramentas de mensagens para se comunicar com seu público. O e-mail para informar campanhas, pacotes e outros e o WhatsApp para se comunicar e se relacionar com as clientes. Se você tiver o WhatsApp Business, você pode criar sua tabela de serviços no item catálogo.
2.5 Anúncios segmentados: invista em anúncios focados na geolocalização, ou seja para pessoas da sua região (raio de 10km) e que estejam dentro do seu público alvo. Você também pode subir uma lista de e-mail de clientes que não estão vindo mais e fazer campanhas personalizadas.
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Para resumir: Seja criativo e foque no bom atendimento
No marketing digital local, sai na frente quem consegue mostrar o seu diferencial, para isso, é importante ser criativo e espontâneo. Por isso, determine objetivos para cada área e desenvolva um processo interno para ser mais assertivo na abordagem com as clientes que chegarem até o salão.
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O que vou fazer para captar e encantar estas novas clientes?
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Como vou fidelizar meus clientes antigos?