Vamos planejar a sua carreira de profissional da beleza de sucesso?
É comum termos a impressão de estarmos sempre atrasados em nossas obrigações.
Para otimizar nosso tempo, este texto falará sobre a importância de termos um plano para orientar nossas ações diárias.
Mas, o que seria um planejamento estratégico?
Entenda, planejamento estratégico é observar sua empresa hoje e prever um futuro melhor para ela.
Contudo, para alcançar essa visão de futuro, você precisa criar e colocar em prática algumas ações.
Desta forma, aqui vão algumas sugestões para a criação de estratégias.
Enfim, pergunte a seus clientes e sua equipe os pontos positivos da sua empresa.
Seria a qualidade no atendimento?
O ambiente amistoso?
Os produtos e serviços de qualidade?
A localização?
A baixa rotatividade dos profissionais?
Além disso, converse com seus fornecedores, pergunte-lhes quais os pontos fracos da sua empresa comparada a outras.
Antes de tudo, converse sempre com sua equipe, eles sempre estão bem informados.
Se possível, mantenha uma caixa para sugestões na recepção.
Todavia, incentive seu cliente a apontar o que precisa ser melhorado no salão.
Acima de tudo, pesquise as tendências do mercado, como o setor da beleza está se comportando.
Encontre oportunidades – o público masculino, a terceira idade, a busca pelo corpo perfeito –
e ameaças – os tutoriais que ensinam clientes a fazerem produção em casa, a al威而鋼 ta carga tributária, a informalidade e a concorrência desleal no setor – , são exemplos.
Após identificar os pontos fortes e fracos e perceber as ameaças e oportunidades no mercado, você irá desenvolver estratégias para:
Ressaltar seus pontos fortes, minimizar os fracos, aproveitar as oportunidades do mercado e buscar precaver-se das ameaças.
Vou exemplificar
supondo que você tenha identificado os seguintes pontos fortes da empresa:
1) qualidade no atendimento; e
2) ambiente interno leve.
Para manter esses pontos fortes, você poderá desenvolver algumas ações no seu planejamento estratégico, tais como:
1) organizar x treinamentos técnicos por ano; incentivar os profissionais a se atualizarem; e
2) fazer x encontros comemorativos com a equipe; treinar a equipe para cuidar do ambiente de trabalho.
Você fará o mesmo como os pontos fracos e com as oportunidades e ameaças. Busque estratégias.
Crie ações com base nas informações levantadas.
Leve em conta que nós, pequenos e médios empresários, temos limitações de tempo e dinheiro, por isso é importante investirmos em ações que trarão resultados.
Para isso, é importante, antes de mais nada, saber o que seu cliente, sua equipe e seu fornecedor pensam a respeito da sua empresa.
Um dos piores erros que podemos cometer é desenvolver ações baseadas única e exclusivamente em nossas opiniões.
Amanhã pela manhã, vou me reunir com minha equipe para levantar algumas questões a serem melhoradas nos próximos meses. Faça você o mesmo!
Desejo-lhe Foco, Ação e Excelentes Resultados!
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