Tendências na área da beleza para 2020-2021
Conhecer as principais tendências do mercado da beleza para 2020 e 2021 é fundamental para você posicionar sua marca e entender o seu cliente.
Por isso, eu, doutora em administração, realizei uma pesquisa em relatórios da Euromonitor, Abihpec e Sebrae
Enfim, para poder apontar as principais tendências para o segmento da beleza.
Assim, você pode se preparar sabendo no que apostar e quais as formas de atrair clientes e promover o marketing do seu salão, esmalteria, barbearia ou estética.
Vamos lá!
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Representatividade & Humanização
As pessoas querem se ver no ambiente que frequentam no dia a dia, assim como nas ações de marketing do salão de beleza.
Contudo, entenda que a tendência é promover a quebra de paradigmas e inovar.
Por exemplo: Muitos profissionais acham que o sucesso nas redes sociais esta atrelado a um feed com modelos, mulheres bonitas e extremamente produzidas. Mas para muitas mulheres, isso não funciona.
Porém, o que aponta a tendência deste ano e do próximo, é que a pessoa quer se enxergar como cliente do profissional/salão, e para isso, ela vai buscar semelhanças com os seus materiais, decoração e atendimento.
Essa tendência, nós já identificamos em ações publicitárias de grandes players do mercado da estética e beleza, que realizam campanhas com pessoas que fogem do padrão da beleza imposto pela indústria.
Dentro disso estão a volta dos cabelos naturais, a transição capilar, a valorização das baixinhas, morenas, pessoas acima do peso, idosos, entre outros.
Uma prova disso, no mundo da moda, foi o fato da segunda mulher negra ser a vencedora do concurso Miss Universo em 2019.
A profissional de Relações Públicas de 26 anos Zozibini Tunzi, da África do Sul. Ela é a segunda Miss Universo negra, a primeira foi Leila Lopes, da Angola, que levou a coroa em 2011.
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Busca por boas experiências
O cliente moderno busca por uma experiência positiva, independentemente de onde estiver frequentando.
Esta é uma tendência que conversa com a vida corrida diária, o aumento do stress, da depressão e dos raros momentos de bem-estar que possuímos.
Por isso, impactar consumidores está sendo uma tarefa cada vez mais difícil no mercado da beleza. E acredite, a melhor propaganda é aquela feita pelo nosso cliente.
Entretanto, se a experiência dele no salão for boa, ele vira fã. E, quando vira fã, ele não apenas compra como recomenda para todo mundo.
O marketing de experiência deixa de ser apenas uma ação isolada para fazer parte do dia a dia do cliente. A tendência é fazer com que a boa experiência esteja em coisas simples e onde o cliente estiver.
Portanto, compreenda como experiência fazer o consumidor vivenciar a sua marca de maneira única e positiva. Então, pense: O que eu posso fazer para atender essa pessoa da melhor forma possível?!
Mais do que ter seguidores, é importante ter fãs. São eles que vão falar da marca de forma apaixonada, que vão indicar, vender. E eles ainda te ajudam com sugestões sinceras.
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Colaboração e parceria
A colaboratividade está em alta. Esta tendência é muito abrangente e está sendo apontada, principalmente em salões devido aos espaços de coworkings e também para parcerias entre empreendedores e profissionais, através da Lei do Salão Parceiro.
No caso do coworkings, o profissional aluga por hora ou mês o espaço de trabalho através de um valor fixo.
Nas grandes cidades, este modelo de salão já existe. Seja através de aluguel de cadeira para cabeleireiros, maquiadoras, manicures, esteticistas e etc.
Além dos espaços, a cultura de compartilhar coisas, materiais e salões é muito forte, e eu acredito que ela veio pra ficar.
Na questão de marketing, ela funciona através da criação de parcerias estratégicas com pessoas que tenham o perfil do seu público alvo que viram “influenciadores digitais da marca”, que compartilham experiências positivas e verdadeiras do salão.
Assim, eles movimentam e divulgam os canais oficiais do salão, e apresentam e detalham seus produtos e serviços para os seguidores, e automaticamente, o mercado.
Esta é uma tendência que veio para ficar e que tem dado ótimos resultados no mercado da beleza, seja para donos de salões ou profissionais.
Porém, vale ressaltar, que é preciso pontuar e deixar claro o papel de cada um na parceria e de que forma, o influenciador deve entregar o conteúdo, sempre marcando o salão e o profissional da beleza, afinal, o objetivo é demonstrar autoridade a ambos.
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Praticidade e o self care