Tendências para salão de beleza para 2020-2021

Tendências na área da beleza para 2020-2021

Conhecer as principais tendências do mercado da beleza para 2020 e 2021 é fundamental para você posicionar sua marca e entender o seu cliente.

Por isso, eu, doutora em administração, realizei uma pesquisa em relatórios da Euromonitor, Abihpec e Sebrae

Enfim, para poder apontar as principais tendências para o segmento da beleza.

Assim, você pode se preparar sabendo no que apostar e quais as formas de atrair clientes e promover o marketing do seu salão, esmalteria, barbearia ou estética.

Vamos lá!

  1. Representatividade & Humanização

As pessoas querem se ver no ambiente que frequentam no dia a dia, assim como nas ações de marketing do salão de beleza.

Contudo, entenda que a tendência é promover a quebra de paradigmas e inovar.

Por exemplo: Muitos profissionais acham que o sucesso nas redes sociais esta atrelado a um feed com modelos, mulheres bonitas e extremamente produzidas. Mas para muitas mulheres, isso não funciona.

Porém, o que aponta a tendência deste ano e do próximo, é que a pessoa quer se enxergar como cliente do profissional/salão, e para isso, ela vai buscar semelhanças com os seus  materiais, decoração e atendimento.

Essa tendência, nós já identificamos em ações publicitárias de grandes players do mercado da estética e beleza, que realizam campanhas com pessoas que fogem do padrão da beleza imposto pela indústria.

Dentro disso estão a volta dos cabelos naturais, a transição capilar, a valorização das baixinhas, morenas, pessoas acima do peso, idosos, entre outros.

Uma prova disso, no mundo da moda, foi o fato da segunda mulher negra ser a vencedora do concurso Miss Universo em 2019.

A profissional de Relações Públicas de 26 anos Zozibini Tunzi, da África do Sul. Ela é a segunda Miss Universo negra, a primeira foi Leila Lopes, da Angola, que levou a coroa em 2011.

era do consumidor boas experiencias salão de beleza

  1. Busca por boas experiências

O cliente moderno busca por uma experiência positiva, independentemente de onde estiver frequentando.

Esta é uma tendência que conversa com a vida corrida diária, o aumento do stress, da depressão e dos raros momentos de bem-estar que possuímos.

Por isso, impactar consumidores está sendo uma tarefa cada vez mais difícil no mercado da beleza. E acredite, a melhor propaganda é aquela feita pelo nosso cliente.

Entretanto, se a experiência dele no salão for boa, ele vira fã. E, quando vira fã, ele não apenas compra como recomenda para todo mundo.

O marketing de experiência deixa de ser apenas uma ação isolada para fazer parte do dia a dia do cliente. A tendência é fazer com que a boa experiência esteja em coisas simples e onde o cliente estiver.

Portanto, compreenda como experiência fazer o consumidor vivenciar a sua marca de maneira única e positiva. Então, pense: O que eu posso fazer para atender essa pessoa da melhor forma possível?!

Mais do que ter seguidores, é importante ter fãs. São eles que vão falar da marca de forma apaixonada, que vão indicar, vender. E eles ainda te ajudam com sugestões sinceras.

DICAS.PARCEIRO socio

Conheça dicas para ter um socio ou parceiro de sucesso

  1. Colaboração e parceria

A colaboratividade está em alta. Esta tendência é muito abrangente e está sendo apontada, principalmente em salões devido aos espaços de coworkings e também para parcerias entre empreendedores e profissionais, através da Lei do Salão Parceiro.

No caso do coworkings, o profissional aluga por hora ou mês o espaço de trabalho através de um valor fixo.

Nas grandes cidades, este modelo de salão já existe. Seja através de aluguel de cadeira para cabeleireiros, maquiadoras, manicures, esteticistas e etc.

Além dos espaços, a cultura de compartilhar coisas, materiais e salões é muito forte, e eu acredito que ela veio pra ficar.

Na questão de marketing, ela funciona através da criação de parcerias estratégicas com pessoas que tenham o perfil do seu público alvo que viram “influenciadores digitais da marca”, que compartilham experiências positivas e verdadeiras do salão.

Assim, eles movimentam e divulgam os canais oficiais do salão, e apresentam e detalham seus produtos e serviços para os seguidores, e automaticamente, o mercado.

Esta é uma tendência que veio para ficar e que tem dado ótimos resultados no mercado da beleza, seja para donos de salões ou profissionais.

Porém, vale ressaltar, que é preciso pontuar e deixar claro o papel de cada um na parceria e de que forma, o influenciador deve entregar o conteúdo, sempre marcando o salão e o profissional da beleza, afinal, o objetivo é demonstrar autoridade a ambos.

  1. Praticidade e o self care

Cada vez mais as pessoas possuem uma rotina corrida e estão sendo mais criteriosas sobre o uso do tempo pessoal. Esta questão tende crescer nos próximos anos.

Certamente, esta busca pela praticidade e felicidade, tem a ver com ter um “tempo para mim”, de se desconectar das preocupações e fazer as coisas de que mais gosta e que deem alegria: desde uma massagem em uma clínica até se reunir com amigas em um spa day em casa.

Esse detox mental tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam manter ou melhorar o bem-estar.

Faz parte dessa tendência, ainda, cuidar melhor de si mesmo. Nesse quesito, entra a máxima “eu mereço”, e o consumidor tende a gastar mais com produtos comv alor agregado, e em muitos casos usá-los por conta própria, em casa, através de tutoriais do YouTube.

Oferecer ao consumidor produtos e serviços que transformem a sua experiência seja em casa ou no salão é a chave para conquistá-lo.

Falando sobre isso, o Renato Fuzz já fez um post abordando este tema para cabeleireiros.

Acesse a aula neste link: Cabeleireiro, Você sabe como ganhar mais?!

Se preferir, seja meu aluno em um curso de gestão presencial ou online, através do Criadores de Imagem.

Aliás, você também pode ter uma mentoria online comigo, é só chamar a Daisy neste link.

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