Utilize esta crise para reorganizar seu salão!

Utilize esta crise para reorganizar seu salão!

A pandemia do Covid-19 veio para ficar e precisamos usar essa crise a nosso favor.

Já se foram mais de 3 meses e nada mudou, a não ser os protocolos de saúde e cuidados aplicados em todos os locais.

Nesta semana, o uso de máscara se tornou obrigatório em todo Brasil, e muitas cidades daqui e do mundo, o isolamento social ainda é uma realidade, e isso está acabando aos poucos com a nossa economia, isso é fato.

Quando tudo começou, eu e meu marido, o cabeleireiro Renato Fuzz nos dedicamos para compartilhar coisas boas e construtivas, pois, acreditamos que a educação transforma e que é possível agir positivamente em momentos de caos.

Por isso, quero propor algo diferente já que em breve devemos retomar nossos negócios. Quem ainda não retomou.

Vamos aproveitar o cenário para reorganizar o negócio ou nossa carreira da beleza, seja de forma administrativa, contábil, operacional e de marketing.

Afinal, períodos de crise, são momentos ideais para se fazer um levantamento minucioso de tudo e inovar, e eu quero te ajudar nisso.

Então, vamos lá?!

Abaixo pontuei algumas questões que podem ser positivas a longo prazo, se você aproveitar esta fase para implementar no seu espaço.

  1. Levante os números do salão

Podem ser os números da última semana, mês ou ano, quanto mais informações você angariar, melhor será a sua tomada de decisão daqui para frente como empreendedor da beleza. Eu, disponibilizei uma tabela de levantamento de custos para os próximos 90 dias, ela está disponível neste link.

É importante se planejar para uma tomada de decisão de forma segura, então, analise seu fluxo de caixa e capital de giro, observando os prazos de pagamentos das despesas diretas e indiretas como energia elétrica, água, telefone e internet e outros. Corte o que puder cortar e negocie o restante.

Avalie todos os seus fornecedores, preços e pagamentos futuros, considerando os prazos de ajuste de sua receita, que poderá ter uma queda nos próximos meses;

Além do mais, tenha um olhar especial com seu estoque, tanto para avaliar a validade de produtos quanto para adequar as demandas futuras no atendimento ao cliente. Se tiver muitos produtos, estude fazer uma campanha para fazer este dinheiro parado girar.

Aproveite o momento para estudar e profissionalizar estes setores do seu salão de beleza, pois antes se era falta de tempo, quem sabe este seja o momento ideal para se debruçar sobre a administração do seu salão.

  1. Modelo e sistema de gestão

Há quanto tempo você atua no mercado da beleza?

Como é seu formato de trabalho? É MEI? É LTDA? Possui quantos colaboradores CLT? Os impostos estão em dia?

Avalie por completo seu modelo de negócio atual, se for o caso, ligue para seu contador para tirar algumas dúvidas.

Contudo, hoje em dia, no Brasil existe a Lei do Salão Parceiro e a lei da terceirização e outras formas que facilitam a vida do empreendedor da beleza, e que evitam a bitributação. Inclusive, recentemente, essa lei quase foi anulada. Você conhece ela? Saiba mais aqui.

Outra questão que quero abordar contigo é se você possui um sistema de gestão ou ainda administra seu salão no papel?

Vivemos na era pós-digital, é oportuno organizar o banco de dados sistematizado de seus clientes, esta é uma simples e eficaz solução para promover ações e informações detalhadas sobre o consumo de seus visitantes. Assim como, ajuda a prever a utilização futura de produtos e serviços.

Saiba que, existem muitas ferramentas e meios digitais disponíveis para esta ação; Eu indico a Avec.

  1. Comunicação Interna

Em tempos de crise, é estratégico fortalecer e criar uma comunicação direta com colaboradores, parceiros e fornecedores; este é o melhor caminho para cultivar o relacionamento positivo, o crescimento e bons resultados;

Se na sua cidade o salão ainda não abriu, reúna a equipe de tempos em tempos. Manter a equipe unida nesse momento é essencial.

Aproveite e conte com a ajuda de seus colaboradores para aprofundar o conhecimento sobre os seus clientes e procedimentos favoritos.

Você pode ainda, mapear onde quais serviços estão entre os mais desejados, preferências por marcas e produtos, quais serviços sentem falta?

Essas e outras informações poderão ser peça-chave para os próximos passos a serem dados pelo seu espaço da beleza.

  1. Comunicação Externa – Marketing

Como uma forma de passar o tempo e não abandonar seus clientes, cabeleireiros e maquiadores nesta quarentena fizeram lives e vídeos para mostrar a rotina de cuidados de beleza e até afazeres de casa como uma forma de união.

O que você acha que isso significa? Mesmo sem grandes produções, os profissionais buscaram manter o engajamento com seus clientes, por meio de ações remotas. Quantos shows no Brasil foram recorde de público on-line? Pense nisso.

Ter uma boa comunicação é conseguir transmitir sua mensagem, mas sobretudo, saber ouvir.

Como profissionais e gestores da beleza, precisamos nos desenvolver como bons ouvintes.

Portanto, saber escutar o cliente é o grande diferencial de qualquer pessoa que busque se destacar, ainda mais em tempos de pandemia, onde tudo que se busca é “humanidade”.

Visando isso, estabeleça uma comunicação clara com o seu cliente.

Fortaleça seu relacionamento e eleve o grau de experiência com ele, pode ser uma simples pesquisa de melhoria do atendimento; qual serviço ele sente mais falta e outros assuntos.

Entretanto, saiba que este também é o momento ideal para fazer a transformação do seu negócio, principalmente, se estivermos falando de marketing digital:

  • Se o seu salão não possui redes sociais, é hora de criar os seus perfis,

  • Manter esses canais de contato atualizados, de forma planejada, publicando informações sobre os seus serviços, cuidados com a beleza e outros conhecimentos relacionados.

  • Faça o uso de mídias digitais como estratégia: comunicação, informação e divulgação das medidas utilizadas pelo salão e as expectativas;

  • Utilize a criatividade para implementar novas ações;

  • Combos e pacotes de serviços com pagamento adiantado (voucher de serviços),

  • Delivery de cosméticos e produtos especiais personalizados para o cliente e divulgação de parcerias no negócio;

  • Venda de Assinaturas. Aqui tem uma aula exclusiva destas dicas:

  • Depoimentos sobre os serviços oferecidos por seu empreendimento,

  • oferecer promoções fora do habitual para divulgar nas redes sociais e o manter fiel ao seu negócio;

  • Foque na personalização, por isso invista seu tempo em pesquisas para oferecer produtos de acordo com a necessidade dos clientes.

  • Inserir o cliente na ação de propaganda do seu negócio é um tendência que deve crescer. Você viu o que a Colorama durante a quarentena? Ela simplesmente, lançou uma coleção criada em parceria com as consumidoras no digital!

  1. Reinvente-se

É tempo de se reinventar e pensar fora da caixa.

Que valores e ideais seus clientes possuem?

Como aplicar isso no dia a dia do seu salão de beleza?

Você viu o rapaz que criou uma Feira Orgânica no salão? Veja aqui

Pode ser fazendo pequenos ajustes no layout e estrutura física do seu negócio, melhorar aqueles problemas recorrentes do dia a dia, mas lembre-se de evitar gastos altos;

O meu, eu fiz mudanças simples que estão trazendo resultado. Veja aqui: Como atrair clientes ao salão em tempos de pandemia

Você pode investir na identidade do seu salão, ouça esta aula: Qual a importância do salão de beleza ter identidade

Também pode ser sustentável, veja esta: Seu salão de beleza está antenado na Beleza Verde?

Ou ainda, ter luxo e ser acessível ao mesmo tempo: Case de Sucesso: Salão Opera MoemaConheça ideias inovadoras para salão de beleza!

Enfim, ideias são o que não faltam.

Tome a iniciativa, seja proativo, busque sugestões que você consegue melhorar a performance do seu salão. Eu acredito nisso.

Seja flexível e aprenda coisas novas sempre. Isso te ajudará a se tornar mais criativo e inovador:

Espero ter te inspirado! Aproveita e compartilha as suas ideias aqui comigo!

Se você quiser mais informações para participar da turma especial de Gestão Financeira ou Marketing para salão e ter acesso ao meu curso completo de administração de salão com muitos materiais extras, chama a gente no (48) 99944-9354 ou acesse o botão abaixo.

Mas corre, porque a campanha tem um número limitado de alunos para a aula interativa.

Então, chama a Daisy no link e garanta sua vaga agora!

Aliás, conte comigo para te ajudar neste processo de desenvolvimento seja de forma paga ou gratuita.

Eu, diariamente, repasso dicas no meu instagram: @danivenancio_

Não esqueça de compartilhar suas dúvidas e opiniões aqui!

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24 de junho de 2020

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