Não saber o valor correto a cobrar pode te levar ao fracasso no salão.
A falta de conhecimento em administração e gestão financeira leva alguns gestores e empreendedores a aplicarem um valor errado com base em apenas um dos parâmetros necessários.
Aliás, este é um dos principais erros dos empreendedores e gestores de salão de beleza no Brasil, que precificam de forme errada se baseando apenas na concorrência e sem conhecer seus números e custos.
Contudo, em muitos casos, a concorrência também não sabe precificar ou possui custos diferentes dos seus, por isso, para saber precificar os serviços do seu salão será seguir os 4C´s:
Concorrente
cliente
Custos
Cálculo
1. CONCORRENTE
O primeiro passo para precificar é conhecer seus concorrentes.
Esse tipo de precificação é a mais utilizada pelo mercado brasileiro.
Primeiramente, o empreendedor liga nos salões da redondeza e pesquisa os valores dos serviços de corte, escova, manicure e aplica um valor parecido no seu negócio, sem mapear nenhum custo.
Porém, pense:
O concorrente tem os mesmos custos que você?
Ele usa os mesmos produtos?
Qual a comissão e lucratividade dele? São as mesmas que você aplica?
Compreenda, que tudo isso afeita o preço e que ele tem a ver com você e seus custos reais.
2. CLIENTE
Antes de tudo, é a percepção do cliente é que vai dizer se é caro ou barato o serviço no salão. Entretanto, o custo não pode ser muito mais alto que a média.
Por outro lado, para ter um preço mais alto é preciso vender valor e seus clientes precisam reconhecer isso! A pergunta é como você pode fazer isso.
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3. CUSTOS
Por fim, mapeie seus custos e conheça os números do seu negócio entendo seus custos operacionais e dominando suas despesas diretas e indiretas. Além disso, conheça seu ponto de equilíbrio e você vai perceber informações que antes não sabia.
Importante: Tirar 10 minutos para lançar entradas e saídas.
4. CÁLCULO
Identifique seu custo operacional, que é as despesas indiretas dividida pelo faturamento.
Mapeie os custos com produtos por serviço. Não pode ser achismo, tem que medir para saber o custo de produtos para cada procedimento.
Entenda que o preço é formado pelos custos + o lucro.
A comissão que vai se pagar: 35%
O imposto do serviço: 8%
A Taxa de cartão: 3%
O Custo Operacional: 27,50%
O custo de Produto: R$ 25,32
O Lucro Desejado: 15%