Como precificar um serviço no salão de beleza

4 passos para precificar serviços

 

Não saber o valor correto a cobrar pode te levar ao fracasso no salão.

A falta de conhecimento em administração e gestão financeira leva alguns gestores e empreendedores a aplicarem um valor errado com base em apenas um dos parâmetros necessários.

Aliás, este é um dos principais erros dos empreendedores e gestores de salão de beleza no Brasil, que precificam de forme errada se baseando apenas na concorrência e sem conhecer seus números e custos.

Contudo, em muitos casos, a concorrência também não sabe precificar ou possui custos diferentes dos seus, por isso, para saber precificar os serviços do seu salão será seguir os 4C´s:

  1. Concorrente

  2. cliente 

  3. Custos

  4. Cálculo

1. CONCORRENTE

O primeiro passo para precificar é conhecer seus concorrentes.

Esse tipo de precificação é a mais utilizada pelo mercado brasileiro.

Primeiramente, o empreendedor liga nos salões da redondeza e pesquisa os valores dos serviços de corte, escova, manicure e aplica um valor parecido no seu negócio, sem mapear nenhum custo.

Porém, pense:

  • O concorrente tem os mesmos custos que você?

  • Ele usa os mesmos produtos?

  • Qual a comissão e lucratividade dele?  São as mesmas que você aplica?

Compreenda, que tudo isso afeita o preço e que ele tem a ver com você e seus custos reais.

2. CLIENTE

Antes de tudo, é a percepção do cliente é que vai dizer se é caro ou barato o serviço no salão. Entretanto, o custo não pode ser muito mais alto que a média.

Por outro lado, para ter um preço mais alto é preciso vender valor e seus clientes precisam reconhecer isso! A pergunta é como você pode fazer isso.

Leia também: Como Calcular a Comissão de Cabeleireiro? 

3. CUSTOS

Por fim, mapeie seus custos e conheça os números do seu negócio entendo seus custos operacionais e dominando suas despesas diretas e indiretas. Além disso, conheça seu ponto de equilíbrio e você vai perceber informações que antes não sabia.

Importante: Tirar 10 minutos para lançar entradas e saídas.

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4. CÁLCULO

 Identifique seu custo operacional, que é as despesas indiretas dividida pelo faturamento.

  1. Mapeie os custos com produtos por serviço. Não pode ser achismo, tem que medir para saber o custo de produtos para cada procedimento.

  2. Entenda que o preço é formado pelos custos + o lucro.

  3. A comissão que vai se pagar: 35%

  4. O imposto do serviço: 8%

  5. A Taxa de cartão: 3%

  6. O Custo Operacional: 27,50%

  7. O custo de Produto: R$ 25,32

  8. O Lucro Desejado: 15%

Agora, vou simular um exemplo de cálculo.

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Passo a Passo do Cálculo

MARKUP (Fórmula contábil)

100/100 – (rateio + imposto + taxa de cartão +lucro desejado + custo operacional

100/100 – 88,50 = (35 + 8 + 3+ 15 + 27,50)

100/ 11,50 = 8,69

Cálculo do Preço

 
 

Markup: 8,69

Custo do Produto = 25,32

Preço + Markup X Custo do produto

Preço igual a: 8,69 X R$ 25,32

Resultado: 220,03

Aproveita que você aprendeu a calcular o preço dos serviços e faça uma revisão dos seus preços e serviços para ver se está tudo certo.

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