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7 erros dentro do salão de beleza!

erros no salão de beleza

Comecei minha vida como gestora ainda quando era jovem e sem experiência na área. Meu primeiro salão de beleza foi em 1999 e de lá para cá já cometi muitos erros dentro do salão de beleza. 

Claro, depois de muito estudo ao fazer mestrado e doutorado em administração com foco no mercado da beleza, tenho um olhar diferente para a vida de gestão. 

Por isso, hoje quero compartilhar com você os erros que cometi  dentro do meu salão de beleza para que você possa fazer diferente e assim, ter um salão, barbearia ou clínica de estética de sucesso! 

  1. Esquecer do profissional

  2. Contratação às pressas e demorar para desligar

  3. Precificar com base na concorrência 

  4. Falta de controle no estoque 

  5. Apenas fazer metas de faturamento

  6. Não fazer planejamento
  7. Marketing inexistente  

– Esquecer do profissional! 

Esse erro cometi logo quando abri o meu salão, mas ainda assim, vejo muitos gestores pelo Brasil que esquecem das pessoas que realizam os serviços dentro do salão de beleza. 

Quando iniciei, acreditava que era óbvio  ser pontual, educado com os clientes e ter uma bancada organizada. Por isso, não investia em treinamentos e nem fazia reuniões motivadoras com a minha equipe.

A verdade é que como gestores, nosso papel é ensinar e motivar o profissional que trabalha dentro do nosso negócio. Claro que o cliente é importante, mas tão importante quanto, são os nossos profissionais! Não esqueça deles! 

-Contratar às pressas e demorar para desligar 

Outro erro muito cometido não só nos salões de beleza, barbearia ou clínicas de estéticas como também em empresas de outros ramos é contratar sem analisar delicadamente cada pessoa. 

No começo da minha carreira acreditava que todo profissional era igual. Todas as manicures tinham a mesma habilidade e que todos os cabeleireiros serviram para prestar serviços dentro do meu salão. 

Entretanto estava equivocada. É necessário analisar com calma cada pessoa que vamos contratar para ver se a pessoa tem aquilo que precisa e se combina com a cultura da empresa. Por isso, hoje em dia posso levar meses para contratar um assistente de cabeleireiro. 

De outro lado, era comum eu demorar meses ou anos para desligar o profissional dentro dos meus salões. 

O medo ou por ser um momento chato tanto para o gestor quanto para o profissional, costumava procrastinar essa função. 

Hoje em dia vejo de uma perspectiva diferente. Depois de todas as conversas e avisos, não perco tempo no desligamento. 

-Precificar com base na concorrência

De todos os erros cometidos por gestores, esse é um dos mais comuns! 

Claro que precisamos saber o quanto os nossos concorrentes estão cobrando, mas isso não deve ser a nossa única base para realizar a precificação. 

Na hora de precificar, é importante olhar para dentro da empresa e fazer os devidos cálculos como eu já ensinei nesta aula! 

Além disso, se o seu preço estiver mais alto do que os dos seus concorrentes é importante saber o que de valor o seu espaço está dando a mais: um estacionamento? Profissional mais treinado? 

-Não ter controle de estoque 

Quem me acompanha pelas redes sociais ou pelo nosso canal do Youtube pode achar engraçado o fato de que no começo eu tinha ZERO controle de estoque. 

Para ser sincera, cheguei a ter uma sala de seis metros cheia de produtos parados. Na época fiquei desesperada tentando negociar com fornecedores para não ter prejuízo. 

Quem é meu aluno sabe: Estoque parado é a mesma coisa que dinheiro parado! Você deixaria uma sala com R$20 mil parada e largada por aí? Acredito que não. 

É necessário fazer o controle de estoque e ter produtos para trabalhar apenas para os próximos 30 a 40 dias! 

-Não ter metas de despesas! 

É comum ouvir que precisamos de ter metas de faturamento, e concordo completamente! Mas para além disso, é importante ter metas de despesas. O que adianta faturar R $10 mil se tenho uma despesa de R $15 mil? 

Em 1999 eu não tinha essa visão. Trabalhava com a minha equipe apenas as metas de faturamento e esquecia das despesas. O final era que terminava o mês no vermelho. 

 

-Falta de planejamento 

Além das metas de despesas, é importante ter metas no geral! E para conseguir alcançá-las é necessário que tenha um planejamento. 

Por um longo tempo não fazia planejamento para as minhas empresas e o final do mês era sempre uma surpresa.

Hoje em dia, sempre no começo do mês, me sento com a minha equipe para fazer o planejamento dos próximos 30 dias. 

Além disso, tenho um planner que desenvolvi especialmente para profissionais da área da beleza , você pode adquiri-lo AQUI

-Não dar atenção ao marketing 

Por ter começado os meus salões em uma época sem o digital, demorei para me inserir na área. Não tinha Instagram para o salão, não sabia o que era o Google Meu Negócio e  não me preocupava com a divulgação pelas redes sociais. 

Claro que na área da beleza a divulgação Boca a Boca funciona bem mas hoje em dia temos outros meios que nos permite alcançar novas pessoas. 

Por isso, invista no marketing para o seu salão de beleza! Tenha um perfil do Instagram organizado, afinal, hoje é o seu portfólio de trabalho. 

Aprenda e insira a sua empresa no Google Meu Negócio para que as pessoas possam conhecer e saber mais sobre a sua empresa.

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Dani Venâncio