Comecei minha vida como gestora ainda quando era jovem e sem experiência na área. Meu primeiro salão de beleza foi em 1999 e de lá para cá já cometi muitos erros dentro do salão de beleza.
Claro, depois de muito estudo ao fazer mestrado e doutorado em administração com foco no mercado da beleza, tenho um olhar diferente para a vida de gestão.
Por isso, hoje quero compartilhar com você os erros que cometi dentro do meu salão de beleza para que você possa fazer diferente e assim, ter um salão, barbearia ou clínica de estética de sucesso!
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Esquecer do profissional
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Contratação às pressas e demorar para desligar
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Precificar com base na concorrência
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Falta de controle no estoque
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Apenas fazer metas de faturamento
- Não fazer planejamento
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Marketing inexistente
– Esquecer do profissional!
Esse erro cometi logo quando abri o meu salão, mas ainda assim, vejo muitos gestores pelo Brasil que esquecem das pessoas que realizam os serviços dentro do salão de beleza.
Quando iniciei, acreditava que era óbvio ser pontual, educado com os clientes e ter uma bancada organizada. Por isso, não investia em treinamentos e nem fazia reuniões motivadoras com a minha equipe.
A verdade é que como gestores, nosso papel é ensinar e motivar o profissional que trabalha dentro do nosso negócio. Claro que o cliente é importante, mas tão importante quanto, são os nossos profissionais! Não esqueça deles!
-Contratar às pressas e demorar para desligar
Outro erro muito cometido não só nos salões de beleza, barbearia ou clínicas de estéticas como também em empresas de outros ramos é contratar sem analisar delicadamente cada pessoa.
No começo da minha carreira acreditava que todo profissional era igual. Todas as manicures tinham a mesma habilidade e que todos os cabeleireiros serviram para prestar serviços dentro do meu salão.
Entretanto estava equivocada. É necessário analisar com calma cada pessoa que vamos contratar para ver se a pessoa tem aquilo que precisa e se combina com a cultura da empresa. Por isso, hoje em dia posso levar meses para contratar um assistente de cabeleireiro.
De outro lado, era comum eu demorar meses ou anos para desligar o profissional dentro dos meus salões.
O medo ou por ser um momento chato tanto para o gestor quanto para o profissional, costumava procrastinar essa função.
Hoje em dia vejo de uma perspectiva diferente. Depois de todas as conversas e avisos, não perco tempo no desligamento.
-Precificar com base na concorrência
De todos os erros cometidos por gestores, esse é um dos mais comuns!
Claro que precisamos saber o quanto os nossos concorrentes estão cobrando, mas isso não deve ser a nossa única base para realizar a precificação.
Na hora de precificar, é importante olhar para dentro da empresa e fazer os devidos cálculos como eu já ensinei nesta aula!
Além disso, se o seu preço estiver mais alto do que os dos seus concorrentes é importante saber o que de valor o seu espaço está dando a mais: um estacionamento? Profissional mais treinado?
-Não ter controle de estoque
Quem me acompanha pelas redes sociais ou pelo nosso canal do Youtube pode achar engraçado o fato de que no começo eu tinha ZERO controle de estoque.
Para ser sincera, cheguei a ter uma sala de seis metros cheia de produtos parados. Na época fiquei desesperada tentando negociar com fornecedores para não ter prejuízo.
Quem é meu aluno sabe: Estoque parado é a mesma coisa que dinheiro parado! Você deixaria uma sala com R$20 mil parada e largada por aí? Acredito que não.
É necessário fazer o controle de estoque e ter produtos para trabalhar apenas para os próximos 30 a 40 dias!
-Não ter metas de despesas!
É comum ouvir que precisamos de ter metas de faturamento, e concordo completamente! Mas para além disso, é importante ter metas de despesas. O que adianta faturar R $10 mil se tenho uma despesa de R $15 mil?
Em 1999 eu não tinha essa visão. Trabalhava com a minha equipe apenas as metas de faturamento e esquecia das despesas. O final era que terminava o mês no vermelho.