O segredo para atrair clientes!

como atrair mais clientes

Como arrasar nos primeiros atendimentos 

Você sabe aquela sensação de insegurança de fazer um serviço um estabelecimento que nunca foi antes?

Quando uma cliente nova chega no nosso espaço da beleza pode acreditar que na cabeça dela passam muitas incertezas ou certezas, dependendo das recomendações que recebeu.

Normalmente, nosso subconsciente faz projeções de acordo com a decoração, a comunicação visual e, principalmente, a postura das pessoas do local.

Então como encantar e fidelizar os clientes que ainda não nos conhecem para promover o famoso marketing boca a boca?

Com esse material, você irá desenvolver e atender com encantamento suas clientes, promovendo a fidelização e automaticamente faturando ainda mais.

Atenção Redobrada – Espaço

Hoje em dia, os clientes estão atentos a tudo e pesquisam antes de fazer qualquer procedimento.

Pensando nisso, cada detalhe faz a diferença e nós, profissionais do ramo da beleza, além da aptidão e de um trabalho bem feito, precisamos cuidar com a organização do espaço e a higiene dos utensílios que fazem toda a diferença na primeira visita do cliente que busca segurança.

Devido a correria e a rotina do dia a dia, estamos acostumados a fazer as coisas no piloto automático, e muitas vezes não refletimos que estes pontos podem fazer uma grande diferença em nosso trabalho e nos resultados dele a longo prazo por estarmos enfrentando uma pandemia.

Em resumo, a primeira dica é cuidar do seu ambiente, dos itens e da apresentação do seu trabalho. (Aqui também vale pensar nas redes sociais).

Aposte da comunicação – Entenda o cliente

Seja comunicativo com a cliente e comprove que você é a pessoa certa para ajudar!

A comunicação assertiva faz milagres, por isso, assim que receber a cliente, questione se é a primeira vez dela no salão.

Uma sugestão de frase para ser utilizada com as clientes de primeira vez, pode ser:

 “Olá, tudo bem? Meu nome é …… Seja muito bem-vinda (nome do espaço) será um prazer atender você. Não me recordo de ter a atendido anteriormente, é sua primeira vez no salão?”.

Aprimore sua prática e deixa-a chamada do seu jeito e de acordo com o perfil das suas clientes.

Caso a resposta seja positiva, pergunte como ela achou o espaço, se foi tranquilo agendar o horário ou se ela tem alguma dica de melhoria de atendimento.

A comunicação entre profissional da beleza precisa ser ainda mais clara na primeira visita para evitar aborrecimentos tanto para a cliente quanto para você. 

Logo, certifique-se e entenda bem os desejos desta sua nova consumidora, escute com carinho a dor dela e explique o passo a passo do seu trabalho para que ela fique segura de que vai dar tudo certo.

Acolhimento e Experiência positiva

O que realmente fideliza clientes é a experiência positiva, o seu relacionamento e o acolhimento da equipe, do profissional, e claro, a qualidade dos serviços.

A verdade é que a primeira visita é crucial neste aspecto. Portanto, preocupe-se em promover um bom acolhimento. Pergunte como ela gosta que faça o serviço, fale das opções e demonstre o quanto você entende a necessidade dela e coisas desse tipo.

Não esqueça de mimar a cliente, de oferecer água ou café, se ela estiver com as mãos livres ofereça uma revista. Veja ainda se ela não quer ir ao banheiro antes de iniciar o serviço. Neste momento, você demonstra empatia e que se preocupa verdadeiramente com ela.

Durante o atendimento, aproveite a oportunidade para falar dos seus cases de sucesso, das vantagens e diferenciais que você e a equipe do salão possuem. Afinal, esta pode ser uma oportunidade única de captar uma cliente a mais para sua agenda. Mas não seja repetitivo, a menos que o cliente demonstre interesse em saber mais sobre os serviços do salão.

Entregue um pouco mais do que vendeu neste atendimento, e seja honesto dizendo que está fazendo isso com a intenção de que ela volte para a sua cadeira.

Se ela não for da cidade, permaneça com esse foco, afinal, mesmo indo embora ela pode indicar seus serviços aos seus conhecidos que moram no local, destacando como se sentiu durante o seu atendimento de primeira vez com você.

Conheça o meu livro O Manual para Desenvolver Profissionais da Área da Beleza 

Alegria e Entusiasmo no atendimento

Ainda, experimente atender seu cliente com entusiasmo, alegria e agradecendo pela sua presença todos os dias, o resultado vai te surpreender.

É preciso estar ciente que nos primeiros atendimentos essa dica poderá parecer meio robótica ou falsa por não estar alinhada à sua rotina de trabalho. Mas, depois que você incorporar no seu dia a dia, você vai ver como se torna natural.

Hoje, vivemos em uma sociedade que possui muitas distrações e uma rotina extremamente exaustiva, mas acredite, todo mundo lembra com carinho do jeito que se sentiu e se foi bem recebida em um local novo. Foque em gerar essa sensação nas suas clientes.

Esteja totalmente presente durante os seus atendimentos e tenha sempre em mente o objetivo de encantar e VALORIZAR os clientes.

Dicas de Relacionamento 

  1. Seja simpática (o), educada (o) e cordial sempre.

  2. Trate o cliente pelo nome e evite apelidos ou tratamentos infantis.

  3. Trate todos os clientes da mesma forma, evitando predileções – Por exemplo, passar clientes importantes na frente de outros cliente

  4. Tente não deixar o cliente esperando.

  5. Evite falar alto ou gargalhar – Por exemplo, gritar para chamar alguém que esteja longe

  6. Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço.

  7. Jamais fale mal de um cliente na frente do outro.

  8. Jamais fale mal do salão ou colega.

 

Gostou das dicas?

Não esqueça de compartilhar suas dúvidas e opiniões aqui!

No meu curso PRESENCIAL ou ONLINE te ensino TUDO sobre marketing e planejamento para salão de beleza! Seja meu aluno! 

ME SIGA:

@Danivenancio_

Siga as nossas outras redes no Instagram também:

@Renatofuzz

@criadoresdeimagem