Suas clientes sumiram? Entenda, você não está sozinho neste cenário.
Por isso, eu escrevi este artigo que vai te ajudar a atrair clientes para o seu salão.
Mas contudo, entenda que além de sofrermos com uma alta concorrência, pois já somos mais de um milhão de salões de beleza e cerca de cinco milhões de profissionais da beleza.
Atualmente, a naturalidade na área da beleza esta em voga.
E algumas mulheres estão se reinventando e fazendo alguns procedimentos em casa o que tem reduzido ainda mais o número de vezes que elas visitam espaços da beleza.
Em contrapartida, vemos um alto potencial de serviços para os homens, idosos e adolescentes.
Neste momento, muitos empreendedores da área da beleza pensam em migrar para o masculino, mas calma, fazer o que todos estão fazendo pode não ser o caminho ideal.
Vamos começar priorizando efetivamente quem faz a gente existir: Os clientes.
Mapeando clientes
Todo estabelecimento tem o seu público alvo ou nicho de mercado. Se você ainda não conhece qual é o seu, é preciso se debruçar sobre o assunto.
Mas acredite, seu público existe. Não importa se ele é definido por classe social, estilo de vida, características ou localização geográfica, o seu espaço com certeza tem um público em potencial bem específico.
Inicie mapeando quem está frequentando seu espaço. Dessa forma, você consegue direcionar melhor o gerenciamento de produtos e a criação de campanhas para o seu negócio.
Dicas relevantes: Se o seu público alvo for do bairro com um poder aquisitivo limitado, por exemplo, não tem porque você colocar preços altos. É preciso ter um preço competitivo e um diferencial para fidelizar, lembre-se disso.
Se o público for por características, estilo de cabelo, por exemplo, especialize-se para atendê-los cada vez melhor, assim, serás uma autoridade e apontado como um expert no assunto.
Pacotes personalizados
Ciente de quem é o seu público, agora, você pode implantar com mais segurança os pacotes estratégicos no seu espaço.
Se suas clientes, por exemplo, procuram mais produtos para cabelos cacheados, crie promoções.
O ambiente do seu salão de beleza precisa estar condizente com o público; invista tempo e dinheiro no design dele para que o seu cliente se sinta mais confortável. Eu já repassei algumas dicas de decoração que escrevi em parceria com a Brudine. Confira aqui:
Agendamento online
Em tempos de Smartphone, a opção de agendamento online se tornou quase que uma obrigação na maioria dos salões de beleza.
Seja de maneira mais simples e gratuita (pelo próprio WhatsApp) ou com uma plataforma paga (eu uso a Avec).
Uma ferramenta dessas, além de oferecer atendimento quase 24h, ajuda seu cliente a se programar, o que contribui para a fidelização e também captação dele.
Outra alternativa para oferecer esse serviço é construir uma página na internet e possibilitar que o cliente conheça suas tabela de serviços para poder agendar tudo que precisa.
Redes sociais
Como mencionei na dica anterior, é impossível você nunca ter visto uma foto de antes e depois de mechas, de maquiagem ou corte de cabelo.
Atualmente, a internet esta facilitando a vida de quem quer divulgar seus serviços de forma dinâmica e com baixo custo.
Invista um curto tempo por dia na organização e postagem de fotos e busque ajudar seu público alvo com dicas que irão facilitar seu dia a dia
Outrossim, o patrocínio de publicações nos proporciona alcançar milhares de pessoas novas que serão clientes em potencial.
Mas nada de fazer tudo de qualquer jeito hein, é preciso ser criativo, caprichoso, ter esmero e buscar sempre ter uma boa qualidade nos cliques e nos serviços.
Investindo no atendimento
É sempre importante e um bom diferencial, investir na experiência dos seus clientes.
Afinal, a qualidade do atendimento é muito importante.
Entretanto, é mais do que comum encontrarmos pessoas que não retornam ou indicam devido a frieza e falta de acolhimento com que foi atendido.
Dessa forma, invista na contratação e no treinamento de boas recepcionistas e da equipe de profissionais.
Zele pelo bom relacionamento pessoal e deixe sempre claro pra equipe que o foco é a fidelização dos clientes, também como a captação de novos consumidores. Afinal, é preciso deixar bem claro os objetivos.
Relacionamento
Você sabia que todo cliente que entra no seu salão tem o potencial de se tornar sua melhor propaganda?!
Além disso, clientes fiéis costumam ser defensores de uma marca.
Uma boa forma de aumentar a retenção e fidelização de clientes é manter sempre ativo o relacionamento entre vocês dois.
Envie mensagens semanais ou quinzenais, oferecendo tratamentos, pacotes personalizados, ou ainda, apenas demonstre interesse em saber como está sua cliente e o resultado do último procedimento que fizeram.
Ah! E não esqueça de ser bem carinhoso, convidando-a para um café e informando que está com saudades.
O marketing digital é uma janela para o sucesso de qualquer empresa. O Whatsapp é um aliado para atrair clientes e gerar relacionamentos e porque não amizades verdadeiras, né?!
Uma dica é fazer um adesivo para a bancada, um porta retrato ou o que for conveniente e de acordo com suas diretrizes, destacando as redes sociais e o WhatsApp da sua equipe e ou do salão.
Na sequência, não esqueça de criar pacotes personalizados para cada tipo de cliente, além de promoções exclusivas como: “Apresente essa imagem e ganhe uma hidratação”. “Agende pé e mão para amanhã pelo WhatsApp e ganhe uma esfoliação nos pés”.
Importante: Lembre-se de limitar toda e qualquer campanha para os dias de menor movimento ou que existe uma brecha na agenda.
Essa é uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes, bem como de fidelizar os seus consumidores. Além disso, você poderá estreitar seus laços com eles, tornando-se referência quando o assunto é tratamento de beleza e autoestima.
Fidelidade
Por mais que seu salão já esteja consolidado e tenha profissionais renomados, investir em um programa de fidelidade sempre é interessante.
Pois, todo mundo gosta de ser mimado pelos locais em que frequenta, independentemente do que seja.
Entenda que, o objetivo de um cartão de fidelidade não é somente promover o retorno ao seu salão.
Então, avalie o que realmente agrega valor à sua clientela, bem como garantir mais visitas, a divulgação gratuita de sua marca e seus serviços, e a fidelização.
Forneça brindes ou descontos após a pessoa voltar um número x de vezes ou dentro de um determinado período que você pode estabelecer.
Pesquisa de Opinião
Usem os folhetos ou formulários online para fazer uma pesquisa sobre o que as pessoas acham do seu salão de beleza.
Ofereça vantagens aos que responderem e se cadastrarem na sua Lista VIP.
E não esqueça de implantar as novidades sugeridas, comunicando aos cadastrados cada mudança. Façam ações promocionais e comuniquem via e-mail ou WhatsApp.
Envie mensagens de aniversários e sempre que tiverem novidades. Mas não abuse! Afinal, algumas clientes podem não gostar.
Mas, Seja autêntico e busque encantar o público que vai ao teu espaço para melhorar a autoestima e renovar seu look.