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Como atrair clientes para o meu salão de beleza?!

Como atrair clientes pro meu salão de beleza?!

Suas clientes sumiram? Entenda, você não está sozinho neste cenário.

Por isso, eu escrevi este artigo que vai te ajudar a atrair clientes para o seu salão.

Mas contudo, entenda que além de sofrermos com uma alta concorrência, pois já somos mais de um milhão de salões de beleza e cerca de cinco milhões de profissionais da beleza.

Atualmente, a naturalidade na área da beleza esta em voga.

E algumas mulheres estão se reinventando e fazendo alguns procedimentos em casa o que tem reduzido ainda mais o número de vezes que elas visitam espaços da beleza.

Em contrapartida, vemos um alto potencial de serviços para os homens, idosos e adolescentes.

Neste momento, muitos empreendedores da área da beleza pensam em migrar para o masculino, mas calma, fazer o que todos estão fazendo pode não ser o caminho ideal.

Vamos começar priorizando efetivamente quem faz a gente existir: Os clientes.

Mapeando clientes

Todo estabelecimento tem o seu público alvo ou nicho de mercado. Se você ainda não conhece qual é o seu, é preciso se debruçar sobre o assunto.

Mas acredite, seu público existe. Não importa se ele é definido por classe social, estilo de vida, características ou localização geográfica, o seu espaço com certeza tem um público em potencial bem específico.

Inicie mapeando quem está frequentando seu espaço. Dessa forma, você consegue direcionar melhor o gerenciamento de produtos e a criação de campanhas para o seu negócio.

Dicas relevantes: Se o seu público alvo for do bairro com um poder aquisitivo limitado, por exemplo, não tem porque você colocar preços altos. É preciso ter um preço competitivo e um diferencial para fidelizar, lembre-se disso.

Se o público for por características, estilo de cabelo, por exemplo, especialize-se para atendê-los cada vez melhor, assim, serás uma autoridade e apontado como um expert no assunto.

Pacotes personalizados

Ciente de quem é o seu público, agora, você pode implantar com mais segurança os pacotes estratégicos no seu espaço.

Se suas clientes, por exemplo, procuram mais produtos para cabelos cacheados, crie promoções.

O ambiente do seu salão de beleza precisa estar condizente com o público; invista tempo e dinheiro no design dele para que o seu cliente se sinta mais confortável. Eu já repassei algumas dicas de decoração que escrevi em parceria com a Brudine. Confira aqui: 

Agendamento online

Em tempos de Smartphone, a opção de agendamento online se tornou quase que uma obrigação na maioria dos salões de beleza.

Seja de maneira mais simples e gratuita (pelo próprio WhatsApp) ou com uma plataforma paga (eu uso a Avec).

Uma ferramenta dessas, além de oferecer atendimento quase 24h, ajuda seu cliente a se programar, o que contribui para a fidelização e também captação dele.

Outra alternativa para oferecer esse serviço é construir uma página na internet e possibilitar que o cliente conheça suas tabela de serviços para poder agendar tudo que precisa.

Redes sociais

Como mencionei na dica anterior, é impossível você nunca ter visto uma foto de antes e depois de mechas, de maquiagem ou corte de cabelo.

Atualmente, a internet esta facilitando a vida de quem quer divulgar seus serviços de forma dinâmica e com baixo custo.

Invista um curto tempo por dia na organização e postagem de fotos e busque ajudar seu público alvo com dicas que irão facilitar seu dia a dia

Outrossim, o patrocínio de publicações nos proporciona alcançar milhares de pessoas novas que serão clientes em potencial.

Mas nada de fazer tudo de qualquer jeito hein, é preciso ser criativo, caprichoso, ter esmero e buscar sempre ter uma boa qualidade nos cliques e nos serviços.

Investindo no atendimento

É sempre importante e um bom diferencial, investir na experiência dos seus clientes.

Afinal, a qualidade do atendimento é muito importante.

Entretanto, é mais do que comum encontrarmos pessoas que não retornam ou indicam devido a frieza e falta de acolhimento com que foi atendido.

Dessa forma, invista na contratação e no treinamento de boas recepcionistas e da equipe de profissionais.

Zele pelo bom relacionamento pessoal e deixe sempre claro pra equipe que o foco é a fidelização dos clientes, também como a captação de novos consumidores. Afinal, é preciso deixar bem claro os objetivos.

Relacionamento

Você sabia que todo cliente que entra no seu salão tem o potencial de se tornar sua melhor propaganda?!

Além disso, clientes fiéis costumam ser defensores de uma marca.

Uma boa forma de aumentar a retenção e fidelização de clientes é manter sempre ativo o relacionamento entre vocês dois.

Envie mensagens semanais ou quinzenais, oferecendo tratamentos, pacotes personalizados, ou ainda, apenas demonstre interesse em saber como está sua cliente e o resultado do último procedimento que fizeram.

Ah! E não esqueça de ser bem carinhoso, convidando-a para um café e informando que está com saudades.

O marketing digital é uma janela para o sucesso de qualquer empresa. O Whatsapp é um aliado para atrair clientes e gerar relacionamentos e porque não amizades verdadeiras, né?!

Uma dica é fazer um adesivo para a bancada, um porta retrato ou o que for conveniente e de acordo com suas diretrizes, destacando as redes sociais e o WhatsApp da sua equipe e ou do salão.

Na sequência, não esqueça de criar pacotes personalizados para cada tipo de cliente, além de promoções exclusivas como: “Apresente essa imagem e ganhe uma hidratação”. “Agende pé e mão para amanhã pelo WhatsApp e ganhe uma esfoliação nos pés”.

Importante: Lembre-se de limitar toda e qualquer campanha para os dias de menor movimento ou que existe uma brecha na agenda.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes, bem como de fidelizar os seus consumidores. Além disso, você poderá estreitar seus laços com eles, tornando-se referência quando o assunto é tratamento de beleza e autoestima.

Fidelidade

Por mais que seu salão já esteja consolidado e tenha profissionais renomados, investir em um programa de fidelidade sempre é interessante.

Pois, todo mundo gosta de ser mimado pelos locais em que frequenta, independentemente do que seja.

Entenda que, o objetivo de um cartão de fidelidade não é somente promover o retorno ao seu salão.

Então, avalie o que realmente agrega valor à sua clientela, bem como garantir mais visitas, a divulgação gratuita de sua marca e seus serviços, e a fidelização.

Forneça brindes ou descontos após a pessoa voltar um número x de vezes ou dentro de um determinado período que você pode estabelecer.

Pesquisa de Opinião

Usem os folhetos ou formulários online para fazer uma pesquisa sobre o que as pessoas acham do seu salão de beleza.

Ofereça vantagens aos que responderem e se cadastrarem na sua Lista VIP.

E não esqueça de implantar as novidades sugeridas, comunicando aos cadastrados cada mudança. Façam ações promocionais e comuniquem via e-mail ou WhatsApp.

Envie mensagens de aniversários e sempre que tiverem novidades. Mas não abuse! Afinal, algumas clientes podem não gostar.

Mas, Seja autêntico e busque encantar o público que vai ao teu espaço para melhorar a autoestima e renovar seu look.

Confira também este conteúdo: 7 Dicas pra movimentar a agenda!

De qualquer forma, conte comigo para te ajudar neste processo de desenvolvimento!

Se preferir, seja meu aluno em um curso de gestão presencial ou online, através da assinatura do Criadores de Imagem.

Se tiver dúvidas, manda uma WhatsApp pra Daisy.

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