Não importa o seu tempo de mercado, você sempre vai precisar atrair clientes novos.
Isso porque hoje o cliente está cada vez mais infiel, ou seja, por mais que você fidelize o cliente e ofereça um serviço de excelência, ele pode deixar de te visitar por vários motivos. O mais comum de todos é a comodidade, que significa que ele pode encontrar um novo profissional mais próximo da sua casa ou do seu trabalho.
Não sei se você percebeu, mas o mercado da beleza mudou bastante. Digo isso de carteirinha pois estou nele desde 1999. Nos tempos atuais o empresário da beleza deve entender sobre finanças, liderança, planejamento e marketing.
Hoje temos o seguinte cenário:
– Alta competitividade: mais de 1 milhão de salões, barbearias, clínicas de estética.
– O acesso à informação: profissionais podem se atualizar com mais facilidade.
– A fama disponível para todos: Instagram ajuda profissionais a se destacarem.
– Aumento da qualidade nos serviços: o que gera baixa nos preço e pouca diferença entre frequentar uma empresa ou outra.
Não podemos nos enganar, provavelmente existem ótimos salões perto da casa ou do trabalho do nosso cliente.
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ight: 400;”>Para continuar crescendo precisamos focar em administrar bem nossos negócios, isso envolve, além de outras coisas, saber fidelizar e na atração de novos clientes.
Nesse momento nosso foco será em ações para atrair clientes gastando pouco.
Antes de te passar as ações é importante eu destacar:
1. É necessário que você faça um conjunto de ações, pois o resultado é aos poucos. Mas fazendo todos os meses, no acumulado do tempo, você conseguirá muitos clientes.
2. Converse com a sua equipe e negocie os descontos e benefícios que o profissional pode oferecer.
3. Quanto menos clientes a empresa ou profissional tiverem, mais ações precisam ser feitas.
4. Primeiro foque em melhorar a experiência do cliente para depois fazer ações se você não tem certeza da qualidade do seu serviço/atendimento .Não adianta nada atrair e não fidelizar.
5. Aprenda a administrar de forma profissional. Além de ações para atrair, você deve estudar marketing de relacionamento, saber vender mais para o mesmo cliente. Criar estratégias para motivar sua equipe e para ter mais lucratividade.
Quem sabe administrar tem uma vantagem competitiva enorme!
Agora vamos às estratégias!
Fachada:
A identidade visual da sua fachada é muito importante. Ela pode afastar ou atrair clientes, ainda mais no nosso mercado, pois vendemos beleza. Uma fachada deve ser:
– Atrativa
– Não poluída
– Evitar lonas na fachada, preferir letras recortadas
– Ter uma identidade visual
– Se for em local onde passam pessoas caminhando: colocar tabela de preços(de forma elegante)
– Ser limpa, bem pintada, iluminada
– Analisar se fica claro na fachada que o que a empresa é (salão, barbearia…)
Leia também: 9 Dicas para criar o Nome do seu Salão de Beleza
Atividade
– Avaliar a sua fachada e fazer melhorias nela.
Serviços de entrada:
Servem como chamariz para campanhas e para atrair clientes novos, como por exemplo:
– Mão
– Escova
– Tratamento
– Massagem
– Corte masculino
Atividade:
– Definir seus melhores 3 serviços de entrada.
– Fazer treinamento e criar processos de venda para serviços de entrada.
– Verificar se seus serviços de entrada estão com preço correto.
Google:
Link do whatsapp;
Fotos fachada e empresa;
Descrição dos serviços;
Endereço do estabelecimento;
Telefone de contato;
Horário de funcionamento;
Comentários de clientes;
Atividade:
– Verificar se seu Google Meu Negócio está atualizado e totalmente preenchido.
– Conseguir 10 avaliações nota 5.
Voucher:
Já vimos que mudar de empresa ou de profissional é um risco grande para o novo cliente. Podemos minimizar o risco financeiro, ou seja, de ele pagar e não gostar, oferecendo uma primeira visita gratuita.
Agora, é importante você presentear com seu melhor serviço e se possível que ele seja um serviço de entrada.
– Utilize o cartão de presente.
– Entregue esse cartão para embaixadores e para os profissionais entregarem para clientes em potencial.
– Coloque uma data limite (no máximo 30 dias.
– Numere o cartão e se possível pegue o whatsapp do cliente presenteado, para entrar em contato para ressaltar o convite e sugerir a marcação.
– Treine a equipe para encantar o cliente.
Atividade:
– Confeccionar o cartão presente (pode ser por pdf, QRCode, ou físico).
– Entregar o voucher para 10 clientes (para ele entregar para um novo).
– Entregar o voucher para a equipe (para eles entregarem para os clientes).
Embaixadores:
Para que a pessoa seja uma influenciadora, não precisa ter milhares de seguidores: basta ser uma pessoa com bons contatos. Dê preferência para embaixadores que já sejam clientes da empresa.
– Escolher até 3 clientes para te ajudarem a divulgar sua empresa.
– Oferecer presentes para o embaixador (ex. 4 mãos por mês).
– Fazer um acordo de 3 meses para avaliar o resultado.
– Entrar voucher com presentes para ele distribuir.
Atividade:
– Escolha 3 clientes para serem embaixadores.
Parcerias:
-Avaliar empresas com público alvo semelhante;
-Ter uma pessoa de contato nessa. Oferecer um benefício para essa pessoa;
-Conversar com a pessoa responsável para entender o que agradaria o público parceiro;
-Oferecer um benefício: desconto, preço especial, combo;
-Negociar com a equipe;
Atividade:
– Escolher 3 empresas que você tenha o contato de alguém entrar em contato para fechar parceria.
Cartão presente:
O Cartão presente é uma excelente oportunidade de atrair clientes novos. Você pode criar um combo especial para datas comemorativas: dia das mães, dia da secretária, dia do médico, dia dos namorados, de aniversário.
– Criar um cartão presente.
– Você pode deixar livre para o cliente escolher o serviço ou produto.
– Pode também criar uma opção de combo com vantagem por exemplo:
Presenteie com Shampoo + condicionador e ganhe um serviço (escolha: escova, tratamento).
Ou ainda:
– Presenteie um amigo com um serviço by Hair e ganhe 50% de cashback para utilizar com você.
Atividade:
– Criar seu cartão presente.
– Divulgar na recepção.
Indicação de clientes:
Essa é a estratégia que ao mesmo tempo é a mais básica, barata, eficiente. Ela é orgânica, ou seja, acontece de forma natural. Um cliente feliz indica para outros.
No entanto, um simples hábito pode melhorar e muito a indicação: o pedir para o cliente.
Você pode pedir para ele indicar seus serviços no grupo do WhatsApp ou fazer uma postagem no Instagram marcando a empresa/profissional. Pode ainda, oferecer vantagens para o cliente fazer indicações.
– Pedir indicações para o cliente.
– Verificar se ele tem 3 pessoas para indicar para ganhar o voucher.
– Tirar fotos do cliente, repassar e pedir para ele postar com marcação.
– Ter um Instagram que gere desejo.
Atividade:
-Treine sua equipe para pedir indicação para os clientes.
-Coloque o voucher em ação.
Instagram:
Nem preciso dizer que o Instagram é fundamental nos dias de hoje, visto que trabalhamos com um tipo de serviço que é visual. O Instagram é o seu portfólio, ou seja, é o seu catálogo de serviços e produtos.
Quando um cliente faz a indicação do seu trabalho é provável que ele mostre o seu Instagram, logo ele deve gerar desejo.
– Tenha um Instagram com fotos de qualidade.
– Invista seu tempo para criar um insta bonito.
– Impulsione uma foto/campanha por mês. Fique atento na escolha do público alvo.
No meu canal do Youtube te ensino como atrair clientes usando o Instagram. Confira: