Como conquistar clientes novos, gastando pouco

atrair clientes

Não importa o seu tempo de mercado, você sempre vai precisar atrair clientes novos.

Isso porque hoje o cliente está cada vez mais infiel, ou seja, por mais que você fidelize o cliente e ofereça um serviço de excelência, ele pode deixar de te visitar por vários motivos. O mais comum de todos é a comodidade, que significa que ele pode encontrar um novo profissional mais próximo da sua casa ou do seu trabalho.

Não sei se você percebeu, mas o mercado da beleza mudou bastante. Digo isso de carteirinha pois estou nele desde 1999. Nos tempos atuais o empresário da beleza deve entender sobre finanças, liderança, planejamento e marketing. 

Hoje temos o seguinte cenário:

– Alta competitividade: mais de 1 milhão de salões, barbearias, clínicas de estética.

– O acesso à informação: profissionais podem se atualizar com mais facilidade. 

– A fama disponível para todos: Instagram ajuda profissionais a se destacarem.

– Aumento da qualidade nos serviços: o que gera baixa nos preço e pouca diferença entre frequentar uma empresa ou outra. 

Não podemos nos enganar,  provavelmente existem ótimos salões perto da casa ou do trabalho do nosso cliente. 

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ight: 400;”>Para continuar crescendo precisamos focar em administrar bem nossos negócios, isso envolve, além de outras coisas, saber fidelizar e na atração de novos clientes. 

Nesse momento nosso foco será em ações para atrair clientes gastando pouco. 

Antes de te passar as ações é importante eu destacar:

1. É necessário que você faça um conjunto de ações, pois o resultado é aos poucos. Mas fazendo todos os meses, no acumulado do tempo,  você conseguirá muitos clientes.

2. Converse com a sua equipe e negocie os descontos e benefícios que o profissional pode oferecer.

3. Quanto menos clientes a empresa ou profissional tiverem, mais ações precisam ser feitas.

4. Primeiro foque em melhorar a experiência do cliente para depois fazer ações se você não tem certeza da qualidade do seu serviço/atendimento .Não adianta nada atrair e não fidelizar. 

5. Aprenda a administrar de forma profissional. Além de ações para atrair, você deve estudar marketing de relacionamento, saber vender mais para o mesmo cliente. Criar estratégias para motivar sua equipe e para ter mais lucratividade. 

Quem sabe administrar tem uma vantagem competitiva enorme! 

Agora vamos às estratégias! 

Fachada: 

A identidade visual da sua fachada é muito importante. Ela pode afastar ou atrair clientes, ainda mais no nosso mercado, pois vendemos beleza. Uma fachada deve ser: 

– Atrativa 

– Não poluída

– Evitar lonas na fachada, preferir letras recortadas

– Ter uma identidade visual

– Se for em local onde  passam pessoas caminhando: colocar tabela de preços(de forma elegante) 

– Ser limpa, bem pintada, iluminada

– Analisar se fica claro na fachada que o que a empresa é (salão, barbearia…)

 

Leia também: 9 Dicas para criar o Nome do seu Salão de Beleza

 

Atividade

– Avaliar a sua fachada e fazer melhorias nela. 

Serviços de entrada: 

Servem como chamariz para campanhas e para atrair clientes novos, como por exemplo: 

– Mão

– Escova

– Tratamento

– Massagem

– Corte masculino

Atividade: 

– Definir seus melhores 3 serviços de entrada.

– Fazer treinamento e criar processos de venda para serviços de entrada.

– Verificar se seus serviços de entrada estão com preço correto. 

 

Google: 

Link do whatsapp;

Fotos fachada e empresa;

Descrição dos serviços;

Endereço do estabelecimento;

Telefone de contato;

Horário de funcionamento;

Comentários de clientes;

Atividade:

– Verificar se seu Google Meu Negócio está atualizado e totalmente preenchido.

– Conseguir 10 avaliações nota 5.

Voucher: 

Já vimos que mudar de empresa ou de profissional é um risco grande para o novo cliente. Podemos minimizar o risco financeiro, ou seja, de ele pagar e não gostar, oferecendo uma primeira visita gratuita.

Agora, é importante você presentear com seu melhor serviço e se possível que ele seja um serviço de entrada. 

– Utilize o cartão de presente. 

– Entregue esse cartão para embaixadores e para os profissionais entregarem para clientes em potencial. 

– Coloque uma data limite (no máximo 30 dias.

– Numere o cartão e se possível pegue o whatsapp do cliente presenteado, para entrar em contato para ressaltar o convite e sugerir a marcação. 

– Treine a equipe para encantar o cliente.

Atividade: 

– Confeccionar o cartão presente (pode ser por pdf, QRCode, ou físico). 

– Entregar o voucher para 10 clientes (para ele entregar para um novo).

– Entregar o voucher para a equipe (para eles entregarem para os clientes).

Embaixadores:

Para que a pessoa seja uma  influenciadora, não precisa ter milhares de seguidores: basta ser uma pessoa com bons contatos. Dê preferência para embaixadores que já sejam clientes da empresa.

– Escolher até 3 clientes para te ajudarem a divulgar sua empresa.

– Oferecer presentes para o embaixador (ex. 4 mãos por mês).

– Fazer um acordo de 3 meses para avaliar o resultado.

– Entrar voucher com presentes para ele distribuir. 

Atividade:

– Escolha 3 clientes para serem embaixadores.

Parcerias: 

-Avaliar empresas com público alvo semelhante;

-Ter uma pessoa de contato nessa. Oferecer um benefício para essa pessoa;

-Conversar com a pessoa responsável para entender o que agradaria o público parceiro;

-Oferecer um benefício: desconto, preço especial, combo; 

-Negociar com a equipe;

Atividade:

– Escolher 3 empresas que você tenha o contato de alguém entrar em contato para fechar parceria. 

Cartão presente:

O Cartão presente é uma excelente oportunidade de atrair clientes novos. Você pode criar um combo especial para datas comemorativas: dia das mães, dia da secretária, dia do médico, dia dos namorados, de aniversário. 

– Criar um cartão presente.

– Você pode deixar livre para o cliente escolher o serviço ou produto.

– Pode também criar uma opção de combo com vantagem por exemplo:   

Presenteie com Shampoo + condicionador e ganhe um serviço  (escolha: escova, tratamento). 

 Ou ainda: 

– Presenteie um amigo com um serviço by Hair e ganhe 50% de cashback para utilizar com você. 

Atividade:

– Criar seu cartão presente.

– Divulgar na recepção. 

Indicação de clientes: 

Essa é a estratégia que ao mesmo tempo é a mais básica, barata, eficiente. Ela é orgânica, ou seja, acontece de forma natural. Um cliente feliz indica para outros. 

No entanto, um simples hábito pode melhorar e muito a indicação: o pedir para o cliente.

Você pode pedir para ele indicar seus serviços no grupo do WhatsApp ou fazer uma postagem no Instagram marcando a empresa/profissional. Pode ainda, oferecer vantagens para o cliente fazer indicações. 

– Pedir indicações para o cliente. 

– Verificar se ele tem 3 pessoas para indicar para ganhar o voucher. 

– Tirar fotos do cliente, repassar e pedir para ele postar com marcação.

– Ter um Instagram que gere desejo. 

Atividade:

 -Treine sua equipe para pedir indicação para os clientes.

-Coloque o voucher em ação.

Instagram: 

Nem preciso dizer que o Instagram é fundamental nos dias de hoje, visto que trabalhamos com um tipo de serviço que é visual.  O Instagram é o seu portfólio, ou seja, é o seu catálogo de serviços e produtos.

Quando um cliente faz a indicação do seu trabalho é provável que ele mostre o seu Instagram, logo ele deve gerar desejo.

– Tenha um Instagram com fotos de qualidade. 

– Invista seu tempo para criar um insta bonito.

– Impulsione uma foto/campanha por mês. Fique atento na escolha do público alvo. 

 

No meu canal do Youtube te ensino como atrair clientes usando o Instagram. Confira: 

 

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