Dicas para levantar capital de giro no salão!
A falta de reservas de emergência pode levar qualquer salão para o buraco.
Ainda mais num momento como esse da pandemia, no qual questões como, a redução da capacidade de atendimento, espaço entre as cadeiras, medo do cliente em se contaminar e consequentemente a baixa no faturamento tem afetado todo o mercado da beleza.
Tenho recebido pedido de ajuda de muitos empreendedores. Ontem mesmo do seguidor Marcos Antônio, que me enviou a mensagem “Dani, minhas reservas acabaram, estou desesperado, devo buscar empréstimo no banco?, me ajuda!!!
Então resolvi criar esse material para ajudar não apenas o Marcos, mas a todos que estão com o mesmo desafio.
IMPORTANTE: Se você está nessa situação, antes de buscar ajuda bancária, fique atento a 3 seguintes questões:
-
Diagnóstico financeiro e Prioridades
Mapeie as contas e veja quais opções você tem! Coloque tudo nesta tabela.
Primeiramente, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos meses, o ideal é anotar os custos de no mínimo 3 meses.
Se conseguir, crie categorias para entender melhor que tipos de despesas você tem, por exemplo: produtos, estrutura, marketing e outros.
Feito isso, veja o quanto você tem disponível hoje para pagar esses débitos.
Não tendo dinheiro para pagar as contas que vencem nos próximos dias, defina prioridades.
Contudo, eu indico que você opte por honrar os pagamentos mais importantes como: salários e comissão dos profissionais.
-
Negocie prazos
Em momentos de crise, se adaptar é mais que necessário.
Com a redução no faturamento por causa do coronavírus, é preciso ajustar as despesas e negociar aquelas que não serão possíveis de cumprir com o pagamento.
Acredite, esta crise está afetando todos nós, o ideal é tentarmos minimizarmos os riscos de falência e renegociar prazos e juros com fornecedores e bancos.
-
Crie ações estratégicas
Analise o cenário, reduza custos e aja para vencer hoje ou assim que tudo isso acabar.
Antes de prosseguir, quero ressaltar que é preciso mapear tudo que pode gerar renda neste primeiro momento. O primeiro local a avaliar é o estoque por ter um grande significado no capital de giro do seu negócio.
Seja estratégico, mapeie tudo que pode te ajudar a levantar fundos para colocar as suas finanças em dia.
Mais importante que isso, é evitar toda e qualquer despesa desnecessária.
Bônus> Minha experiência
Quando a pandemia começou, eu estudei a gravidade do cenário internacional e a falta de uma vacina e percebi que seria uma crise a longo prazo.
Mesmo tendo capital de giro, iniciei meu plano de ação que foi negociar despesas e reduzir custos dos meus 2 salões e 1 barbearia.
Na ocasião, muitos alunos me questionaram: – Dani, mas se você tem capital porque fazer isso? Porque renegociar aluguel ou contas. Você quer saber o que eu respondi?
Minha resposta foi a de que se a crise passasse dos seis meses, eu simplesmente liquidaria meu capital de giro e poderia enfrentar problemas, já que a crise não tem prazo para acabar, mas meu capital, sim. Além disso, ninguém quer perder dinheiro.
Logo, como gestora sei que administrar bem é prever os piores cenários e estar preparado para eles. Por isso, tentei me antecipar ao futuro e economizar desde o dia em que verifiquei tal possibilidade.
Agora, vamos a aula:
-
CAPITAL de GIRO