Dicas para levantar capital de giro no salão!

Saiba oque é capital de giro e dicas de como administrar um salão e levantar reserva de emergência fazendo a gestão financeira do seu salão de beleza.

Dicas para levantar capital de giro no salão!

A falta de reservas de emergência pode levar qualquer salão para o buraco.

Ainda mais num momento como esse da pandemia, no qual questões como, a redução da capacidade de atendimento, espaço entre as cadeiras, medo do cliente em se contaminar e consequentemente a baixa no faturamento tem afetado todo o mercado da beleza.

Tenho recebido pedido de ajuda de muitos empreendedores. Ontem mesmo do seguidor Marcos Antônio, que me enviou a mensagem “Dani, minhas reservas acabaram, estou desesperado, devo buscar empréstimo no banco?, me ajuda!!!

Então resolvi criar esse material para ajudar não apenas o Marcos, mas a todos que estão com o mesmo desafio.

IMPORTANTE:  Se você está nessa situação, antes de buscar ajuda bancária, fique atento a 3 seguintes questões:

  1. Diagnóstico financeiro e Prioridades

Mapeie as contas e veja quais opções você tem! Coloque tudo nesta tabela.

Primeiramente, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos meses, o ideal é anotar os custos de no mínimo 3 meses.

Se conseguir, crie categorias para entender melhor que tipos de despesas você tem, por exemplo: produtos, estrutura, marketing e outros.

Feito isso, veja o quanto você tem disponível hoje para pagar esses débitos.

Não tendo dinheiro para pagar as contas que vencem nos próximos dias, defina prioridades.

Contudo, eu indico que você opte por honrar os pagamentos mais importantes como: salários e comissão dos profissionais.

  1. Negocie prazos

Em momentos de crise, se adaptar é mais que necessário.

Com a redução no faturamento por causa do coronavírus, é preciso ajustar as despesas e negociar aquelas que não serão possíveis de cumprir com o pagamento.

Acredite, esta crise está afetando todos nós, o ideal é tentarmos minimizarmos os riscos de falência e renegociar prazos e juros com fornecedores e bancos.

  1. Crie ações estratégicas

Analise o cenário, reduza custos e aja para vencer hoje ou assim que tudo isso acabar.

Antes de prosseguir, quero ressaltar que é preciso mapear tudo que pode gerar renda neste primeiro momento. O primeiro local a avaliar é o estoque por ter um grande significado no capital de giro do seu negócio.

Seja estratégico, mapeie tudo que pode te ajudar  a levantar fundos para colocar as suas finanças em dia.

Mais importante que isso, é evitar toda e qualquer despesa desnecessária.

Bônus> Minha experiência

Quando a pandemia começou, eu estudei a gravidade do cenário internacional e a falta de uma vacina e percebi que seria uma crise a longo prazo.

Mesmo tendo capital de giro, iniciei meu plano de ação que foi negociar despesas e reduzir custos dos meus 2 salões e 1 barbearia.

Na ocasião, muitos alunos me questionaram: – Dani, mas se você tem capital porque fazer isso? Porque renegociar aluguel ou contas. Você quer saber o que eu respondi?

Minha resposta foi a de que se a crise passasse dos seis meses, eu simplesmente liquidaria meu capital de giro e poderia enfrentar problemas, já que a crise não tem prazo para acabar, mas meu capital, sim. Além disso, ninguém quer perder dinheiro.

Logo, como gestora sei que administrar bem é prever os piores cenários e estar preparado para eles. Por isso, tentei me antecipar ao futuro e economizar desde o dia em que verifiquei tal possibilidade.

Agora, vamos a aula:

  1. CAPITAL de GIRO

A falta de capital de giro pode te levar ao endividamento ou à falência. E ninguém quer isso.

Eu já notei que pouquíssimos empreendedores do mercado da beleza costumam conhecer e ter capital de giro, questão que quero dar destaque neste momento.

Esta reserva é de suma importância para a saúde financeira do seu salão de beleza.

Aprenda como saber se você tem ou não capital de giro abaixo:

Some todas as contas fixas do seu negócio e multiplique no mínimo por 3. Este valor é a reserva ideal que você precisa ter para casos como o que estamos vivendo

Nas minhas empresas, eu sempre guardo o equivalente há 6 meses, pois, esta decisão me deixa mais segura e tranquila sobre o futuro.

Uma outra forma de angariar fundos é a:

4.1 Antecipação de recebíveis:

Sabe aquele hábito de antecipar créditos, ele acaba com esse fundo de emergências!

Seu salão tem créditos a serem recebidos nos próximos meses?

Essa é uma opção para conseguir caixa, mas cuidado! Lembre-se que antecipando agora, você não terá essa receita no futuro.

Além disso há o pagamento de juros, você precisa avaliar se o juros cobrado para antecipação é menor do que de outros produtos disponíveis como, capital de giro oferecido pelos bancos e linhas de crédito..

Contudo, se essa opção não for válida, é hora do:

4.2 Aporte dos sócios

Aporte é o nome dado quando os sócios (ou o sócio) da empresa injeta dinheiro próprio no negócio.

Geralmente esse capital vem de poupança própria ou empréstimos feitos com parentes e amigos. Você pode também conseguir uma verba vendendo um item pessoal, caso não esteja disposto, existe a possibilidade de ter um sócio investidor ou investidor-anjo.

4.3. Sócio investidor ou anjo

Descubra essa e outras formas de captação de recursos.

Caso o dono do salão não tenha nenhum tipo de bem ou reserva, ele pode vender parte do seu negócio em troca de recursos financeiros para injetar na empresa,

Funciona da seguinte forma: o empreendedor passa parte da empresa para o sócio investidor em troca de determinada quantia.

Depois, quando o caixa da organização receber o retorno desse investimento, o lucro é dividido entre os donos do negócio.

Existem dois tipos de sócio investidor. Há o que apenas faz o aporte financeiro e aguarda a empresa conseguir o retorno sobre o capital investidor.

Já o segundo tipo se envolve na gestão empresarial, contribuindo com o seu know-how para tomadas de decisões do negócio.

No entanto, cuidado na escolha do sócio: 6 dicas para uma parceria de sucesso!

Existe ainda, a opção de:

4.5 Empréstimo para empresa

Quem me conhece sabe, eu não gosto de bancos e empréstimos,

A verdade é que caso a sua empresa não tenha créditos a receber, nem investidores, outra forma de resolver o capital de giro negativo é optar por eles, os temidos empréstimos.

Esta opção costuma ser uma das mais utilizadas, mas é preciso muito planejamento para que o empréstimo para o capital de giro não acabe aumentando ainda mais as dívidas da empresa sem resolver o problema.

Antes de tomar essa decisão, avalie a Coletânia de Linhas de crédito

É importante que você saiba exatamente qual é a quantia que necessita e faça um planejamento de quanto tempo irá quitar o empréstimo e repor tal reserva de emergência.

Assim como no caso da antecipação de recebíveis, o empréstimo é uma boa opção, contudo, não deve se tornar rotina para não atrair ainda mais dívidas.

Você também pode investir na:

4.7. Venda Antecipada

Para isso, identifique a quantia que você precisa e quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada;

1. Desenhe qual será a vantagem para o cliente que comprar antecipado. Exemplos: Preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro e etc;

2. Discuta com seus parceiros sobre executar o serviço e o método de rodízio quando o cliente não definir o profissional;

3. Defina qual será o meio de pagamento e como será feito a divisão entre salão de beleza e profissional de beleza;

4. Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos;

5. Faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente.

Programe e faça isso tudo com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço e você pode aproveitar para encantá-lo;

Mas de qualquer forma, é preciso saber que:

Independente da opção escolhida cortar custos não é opcional.

Tudo isso porque mais importante do que recuperar o capital de giro, é mantê-lo!

Não é nenhum segredo que para economizar, é preciso gastar menos. Então, faça uma análise dos custos da sua empresa.

Mas não vá sair por aí cortando tudo que vê pela frente!

Em um momento de desespero é comum o administrador cortar certos recursos que são necessários para o salão e depois ter que administrar pequenas crises no dia a dia por isso. Então, se tiver dúvidas, converse com a sua equipe.

Essa aula aqui pode te ajudar bastante:

Separe os gastos e deixe organizado tudo que tiver sido pago e o que não conseguiu negociar ou pagar. Para ter controle e ir renegociando aos poucos com seus fornecedores.

Se você for disciplinado e organizado, com certeza irá levantar fundos e colocar as finanças do seu espaço da beleza em dia, sem precisar de dicas de última hora para levantar capital de giro pro seu espaço.

Aliás, espero ter te ajudado com estas dicas, se tiver outras, compartilha nos comentários. Quero ajudar os empreendedores deste Brasil!

Aliás, conte comigo para te ajudar neste processo de desenvolvimento .

Espero ter ajudado com as dicas de hoje!

Eu, diariamente, repasso dicas no meu instagram: @danivenancio_

Não esqueça de compartilhar suas dúvidas e opiniões aqui!

Veja nosso canal do Youtube

Conheça meu canal no Telegram

Dani Venâncio

0 respostas em "Dicas para levantar capital de giro no salão!"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Criadores de Imagem. Todos os direitos reservados.
close-link
X