Ações de Marketing para Faturar no seu Salão

marketing para salão de beleza

Quando pensamos em marketing, normalmente, o que vem na nossa cabeça é fazer promoções e publicações no perfil do Instagram. Entretanto, se limitar nesses dois itens é muito pouco perto do que o marketing pode nos oferecer!

Em primeiro lugar, precisamos compreender o que é marketing. De acordo com o professor Philip Kotler:

“Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm
aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos
e valores”.

Assim, podemos entender que marketing está no nosso dia a dia mais do que percebemos, desde uma caminhada na rua até assistir televisão, sempre estaremos rodeados de pessoas que buscam chamar a nossa atenção de alguma forma.

Na área da beleza não é diferente. Para um salão de beleza no Brasil sobreviver e conseguir se destacar entre  um milhão de salões existente no país, é necessário que o gestor tenha boas estratégias de marketing para chamar atenção do cliente e atrai-lo para a SUA empresa!

Eu, Dani venâncio, tenho graduação, mestrado e doutorado em administração e vivencio na prática a área da beleza  desde 1.999.

Durante a minha vida pude juntar a parte teórica dos meus conhecimentos com a parte prática do dia a dia de um salão de beleza. Hoje, vejo mais do que nunca, a importância de uma empresa ter um bom marketing para sobreviver no mercado.

 

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Para além do mundo das promoções e do Instagram, quero te mostrar nesse artigo CINCO simples passos de marketing que irão TRANSFORMAR a sua vida no mercado da beleza.

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Quando estudamos marketing aprendemos sobre os 7 P´S que compõe a estratégia de um empreendimento, são eles:

  1. Pessoas

  2. Processos

  3. Evidências físicas

  4. Preços

  5. Promoções

  6. Produto

  7. Praça

Me baseando nisso, vou listar CINCO passos para marketing em salão de beleza!

No meu livro O Manual para Desenvolver Profissionais da Área da Beleza você confere TODAS as ferramentas para cuidar de um salão de beleza, barbearia, clínica de estética e esmalteria com qualidade!

 

 

1.Cuide das pessoas

Na nossa área,  são as pessoas que fazem os serviços acontecerem, portanto, nós como líderes temos que saber cuidar bem delas.

Pense, existe corte de cabelo sem o trabalho do cabeleireiro? Ou uma mão bem feita sem uma boa manicure?

Além disso, é preciso lembrar que no nosso setor os serviços são intangíveis, inseparáveis e variáveis.

O que quero dizer com isso?

  • Intangível

São aqueles serviços que o cliente não pode ver, tocar ou provar antes de realiza-los.

Exemplo, ao realizar um corte de cabelo, um cliente não consegue saber como ficara de fato o seu corte, apenas imaginar.

  • Inseparáveis

São serviços que é necessário a presença humana junto.  Ou seja, não é possível realiza-los sem contato físico!

  • Variáveis

Os serviços oferecidos dentro de um salão de beleza variam de acordo com cada cliente. Tem aqueles que são mais quietos, outros mais falantes, uns gostam que seja rápido, outros preferem com mais calma.

Dessa forma, ao compreender as formas de serviços da área da beleza, fica mais fácil de entender que ao ir em um salão de beleza o cliente se arrisca muito!

Pois,  realizar um corte de cabelo com um novo profissional,  por exemplo,  o cliente estará arriscando a sua aparência e imagem. É um trabalho que envolve autoestima e que precisa existir confiança com o profissional que está fazendo.

Da mesma forma para fazer uma mão com uma nova manicure, a cliente tem medo de ser cortada, machucada ou de não ficar do jeito que quer.

Assim, para perder um cliente o profissional precisa errar muito!

Por isso, valorize as pessoas! Sejam elas os seus profissionais que fazem os serviços acontecerem ou os clientes que frequentam o seu salão de beleza!

 

2. Melhore os processos

Uma vez estava procurando por uma massagista e acabei encontrando a Carla, uma moça que faz massagem aqui em Florianópolis. Sai da minha primeira sessão com a Carla com uma sensação que nunca tive antes  e nunca mais quis fazer massagem com mais ninguém, apenas com ela.

Mas o que a Carla tem de diferente das outras massagistas que eu frequentava?

Ela sabe valorizar os processos dela!

Antes da massagem, Carla gosta de fazer um escalda pés enquanto conversa com a cliente. Depois, durante a massagem, ela gosta de cantar algumas musicas e fazer carinho no cliente, além de oferecer óleos essências.  Ao final, ela oferece uma xícara de chá.

Carla faz coisas simples durante as suas sessões mas sabe fazer com que o processo de ir fazer massagem se torne mais prazeroso do que já é.

Na área da beleza, não é diferente. Ao ir em um salão de beleza, o cliente está buscando uma experiência e é o trabalho dos profissionais fazer esse momento mais agradável.

Por isso, pense qual é o seu diferencial? O que você pode fazer de diferente para tornar o processo melhor?

 

Veja também: 6 atitudes que impedem o sucesso do profissional da beleza! 

 

3. Cuide da aparência

Costumo visitar diversos salões de beleza pelo Brasil e na maioria das vezes o que encontro são lugares extremamente organizados mas com profissionais de qualquer jeito.

É importante lembrar que a área da beleza trabalha com autoestima e cuidado, portanto, para um profissional estar na área ele precisa acreditar nisso também.

Por isso, cuide da aparência do seu salão mas também dos profissionais. Se trabalha como maquiadora? Vá maquiada! É cabeleireiro? Tenha o cabelo impecável!

O importante é demostrar que acredita naquilo que vende!

 

4. Preço

O preço que você oferece em algum produto ou serviço também faz parte do marketing da sua empresa. Quando olhamos algo que custa mais caro, automaticamente esperamos uma melhor qualidade daquilo.

O contrário também acontece, quando algo é barato demais, questionamos a qualidade do produto.

Existem pesquisas que comprovam que um cliente quer um produto de qualidade independente do preço. Ou seja, a qualidade é mais importante do que o preço que você ira cobrar.

Por isso, pense duas vezes antes de abaixar drasticamente o preço de algum produto ou serviço do seu salão. Ao fazer isso, o seus clientes irão pensar que você está desesperado, que o produto não é o mesmo ou que não vai ter uma boa qualidade.

 

Confira outro post: 7 Passos de Gestão Financeira para Salão de Beleza

 

5. Promoções

Para além das promoções de produtos e serviços como os combos, pacotes ou abaixar o preço, no mercado da beleza é necessário que o profissional se autopromova.

Assim, na hora de se promover é importante que você saiba a sua MANCHETE, ou seja, aquilo que você faz que se diferencia dos demais.

No meu salão de beleza, por exemplo, a nossa manchete é: REFERÊNCIA EM CORTE E MECHA pois nosso diferencial são esses serviços.

Além da manchete é importante:

  • Estar no Google Meu Negócio

  • Incentivar o boca a boca 

  • Divulgar nas redes sociais 

  • Fazer divulgação interna: placas, campanhas…

 

Frases para atrair clientes para salão de beleza!

 

Tenho uma AULA incrível no Youtube te ensinando como usar o Instagram para BOMBAR o seu salão!

Portanto, na área da beleza marketing é a imagem que a gente passa para o mercado. Ou seja, os profissionais do salão de beleza são parte do marketing da profissão.

Por isso, acredito que depois desses cinco passos marketing para salão de beleza ficou mais fácil para você!

Mas se você quiser aprender mais sobre o assunto é só ser um do meus ALUNOS!

Sabe por que?  Nos meus cursos te ensino isso e muito mais para você fazer marketing DE VERDADE para salão de beleza!

Além disso,  no meu curso presencial tenho um dia só dedicado para marketing e planejamento!

Lá você vai aprender:

• Como fazer analise do ambiente interno e externo
• Criar Planos de Negócios
• Implantação e monitoramento do plano e negócios
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Nas minhas redes sociais compartilho diariamente dicas para gestores de salões  de beleza!

 

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