A recepção é o coração do salão de beleza,
é lá que o cliente vai ter a primeira e a última impressão do espaço visitado. Ou seja, se a recepcionista não for boa, é mais um cliente que você estará perdendo!
Ainda, vejo muitos gestores que não se atentam da importância dessa profissão e não dão o devido treinamento para a/o recepcionista e, consequentemente, diversos erros são cometidos nessa área.
Quando a minha empresa começou a crescer vi que precisava de ajuda na recepção. Entretanto, nessa época achava que uma boa recepcionista era aquela que apenas era simpática e oferecia água ou café para o cliente.
Com o passar do tempo, vi que a recepção de um salão de beleza pode e deve ser muito mais do que isso: pode ajudar com o estoque, com as vendas e, até mesmo, com as redes sociais.
Em primeiro lugar, é importante entender o que faz uma recepcionista de salão de beleza. Sempre que contrato uma nova pessoa para trabalhar na recepção, gosto de deixar claro que a sua tarefa principal é ajudar a encher a agenda do espaço.
Como que ela pode fazer isso?
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Entrando em contato com clientes que não retornam mais
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Avisar o cliente que está na hora de retornar ao salão
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Mandar mensagem para os aniversariantes do mês
Essas e outras ações para ter uma AGENDA CHEIA você pode conferir no meu treinamento de recepcionista para salão de beleza. São apenas duas horas de aula que irão te ajudar a ter a MELHOR recepcionista, além de ter mensagens prontas para você atrair mais clientes!
Confira também: Curso para recepção de Salão de Beleza
Assim, sempre que contrato um recepcionista nova ou durante os meus treinamentos online e presencial, gosto de ensinar os seguintes tópicos:
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Conferência de caixa!
No meu espaço, a recepção confere o caixa três vezes ao dia para saber se o caixa físico está batendo com o sistema ou caderno. Além disso, no final da dia há um fechamento geral do caixa.
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Recepcionar o cliente
Essa é a função para que normalmente uma recepcionista é contratada: ser simpática com os clientes e levá-los até os profissionais. Você pode também oferecer um mimo para ele, como uma água, chá ou café.
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Fechamento da venda
A simpatia e o entusiasmo não devem ser só na hora de receber o cliente do salão, mas também na hora de fechar a venda. Pergunte se deu tudo certo e faça elogios sinceros!
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Fazer a coordenação da agenda
Talvez seja o trabalho mais difícil de uma recepção, na minha opinião. Coordenar a agenda não é só marcar o horário, mas é saber se na hora que está acontecendo os atendimentos, o cliente já foi atendido, se o profissional esta atrasado, entre outras coisas…
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Vendas
Saber vender mais para o mesmo cliente é uma das funções fundamentais de uma recepcionista! Entre em contato com os clientes, mande mensagem de pós-venda através do WhatsApp e encha a agenda do salão!
No meu canal do Youtube, tenho uma aula sobre como conquistar clientes com mensagens do WhatsApp! Confira!
Por fim, agora que você já sabe o que faz uma recepcionista dentro de um salão de beleza, sabe que é lá que tudo acontece primeiro e por último, é fundamental ter um espaço com agenda cheia e de sucesso!
Gostou dessa aula? Baixe agora apostila RECEPÇÃO que VENDE e fature mais no seu salão!
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