Como administrar seu salão de beleza e crescer!

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Como administrar seu salão de beleza e crescer!

O mercado da beleza é feito por profissionais apaixonados.

Pessoas apaixonadas e com o dom de cuidar dos outros, seja nutrindo, pintando, cortando e penteando cabelos, fazendo maquiagem e sobrancelhas, ou unhas, depilação e estética.

O problema é que um artista do mercado da beleza, normalmente, precisa desenvolver suas técnicas como profissional e ao resolver empreender, tem que aprender a ser um empresário da noite pro dia.

No entanto, não dá tempo para ele entender de finanças e planejamento estratégico desta forma.

Por isso, eu, Dra. Dani Venâncio, especialista na área de administração e gestão de salão de beleza e barbearias, que abordo esta temática em meus cursos pelo Brasil, resolvi escrever este texto.

Afinal, eu já passei por isso e sei que para um gestor e empresário do ramo, as funções são muitas e não aprendemos isso na escola.

Dentre os ofícios, estão: Gerenciamento de clientes, pedidos de produtos, controle de vendas, qualidade de atendimento e serviços, divulgação, contratação de equipe, financeiro e estoque, limpeza, e outros.

Portanto, pensando em ajudar, descrevi alguns passos chaves para administrar seu salão ou espaço da beleza e crescer.

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Confira minhas dicas.

  1. PLANEJAMENTO

O planejamento é a parte mais importante para qualquer negócio.

Entretanto, é preciso determinar qual perfil de clientes seu salão vai atender,

Quais profissionais precisará para auxiliá-lo e quais serão os produtos e serviços oferecidos,

Estudar a regulamentação e legislação pertinente ao seu segmento,

Além da concorrência, esses, são apenas alguns quesitos que devem ser considerados.

O primeiro passo é estudar a localização, o custo do projeto arquitetônico, sala e móveis.

A partir desta tomada de decisão, o desenvolvimento de um plano de negócios vai te ajudar e enxergar melhor o mercado que está investindo e região.

Outrossim, eu já falei sobre Plano de Negócios neste post, espero que te ajude!

Por último, será a seleção e capacitação técnica da equipe e a precificação de serviços, de acordo com seus custos, e não somente com a média da concorrência.

Após esta etapa, vem o maior desafio: A gestão dos talentos e colaboradores.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

Entenda que:

Uma equipe motivada e capacitada contribui para o sucesso de qualquer negócio, imagina no ramo da beleza que trabalhamos com autoestima.

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Antes de iniciar as contratações, é importante avaliar o modelo de negócio que se quer praticar,

Contudo, em salões de beleza, é comum a remuneração por meio de comissionamento, através da lei do salão parceiro.

Ou, então, contratos de locação de espaço. Cada uma das situações, exige um modelo de contrato de trabalho específico.

Recomendo que você procure o auxílio de um profissional especializado de contabilidade ou direito para maiores informações.

2.1 Metas e Motivação

As pessoas tendem a se esforçar mais e “dar o sangue” quando elas sabem o propósito de seus trabalhos, e os benefícios gerados para ela e pro salão.

Por isso, crie projetos e metas que motivem seus profissionais a ação.

E o principal: NÃO ESQUEÇA DE RECONHECER e CELEBRAR AS PEQUENAS VITÓRIAS.

  1. FINANÇAS

Antes de montar um salão de beleza, conheça o mercado e saiba que preço médio que deverá praticar.

Assim, é importante calcular quantos cabelos, unhas, sobrancelhas, você deverá fazer para pagar seus custos e não ter prejuízo.

Eu sempre digo que uma boa administração, começa com gastar menos do que se ganha.

O seu salão pode ser pequeno ou grande, estar em shopping ou no seu bairro. Não importa. Você não pode se descuidar das finanças.

Inegavelmente, a segunda regra é separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal.

A terceira é tenha um capital de giro para não faltar dinheiro em qualquer emergência.

Imprevistos acontecem… E você tem que estar preparado para resolver com agilidade e sem comprometer o orçamento das contas fixas.

Problemas e dificuldades que tiram o sono do gerente de salão de beleza. Gestão e administração de salão de beleza

3.1 Controle

Eu sempre digo que o sucesso e os lucros estão no controle que se faz.

Assim, controles gerenciais devem ser implementados para atividades e manuseio de produtos de valor agregado no seu negócio da beleza.

Um registro de entradas e saídas, são importantes para garantir informações para comparativos futuros e para se entender onde está sendo investido seu dinheiro.

Controle com cuidado seu estoque de produtos e cuide com o desperdício.

3.2 Sistema 

Os Sistemas e softwares para salão de beleza existem para trazer mais praticidade, controle e economia para você gestor da beleza.

Eles otimizam o trabalho do administrador, facilitando e automatizando parte das tarefas realizadas no dia a dia do espaço. Mas ressalto, eles precisam ser alimentados.

Escolha um sistema de controle que atenda suas necessidades. Eu já falei sobre isso, confira aqui.

Eu sou embaixadora da Avec, e indico eles!

3.3 Redução de custos contínua

Em um salão de beleza, é importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionador, tratamentos, pó descolorante e colorações.

Usar quantidades adequadas para cada cabelo ajuda a reduzir o desperdício de produtos e de água.

Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.

Saber negociar com os fornecedores também é fundamental para melhorar seus lucros.

  1. MARKETING

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Marketing é a imagem que o seu negócio passa para o mercado, como seus clientes veem você.

Agora, me diz. Você possui uma marca? Um registro dos seus principais clientes?

Se relaciona e cria ações para seus clientes ficarem satisfeitos?

Seus funcionários trabalham uniformizados?

Você sabia que o uniforme passa uma imagem de profissionalização do negócio?

– Já pensou em alguma campanha de fidelização?

Comece a estudar estratégias para se tornar referência no seu segmento.

4.1 Clientes

A principal preocupação do empreendedor é como trazer e manter o cliente no salão.

O modo mais eficiente de difundir seu trabalho é deixando seus clientes satisfeitos, pois eles falarão bem de você e do seu trabalho para amigos e conhecidos.

E nada vende mais, do que a divulgação boca a boca.

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4.2 Divulgação

A divulgação e a promoção irão ajudar o salão a fidelizar os clientes atuais e a conquistar novos.

Divulgar é fundamental. Para isso, existem algumas iniciativas simples, de baixo custo e de fácil acesso, tais como: WhatsApp, instagram, Facebook, que falei neste post,

Ou ainda, os métodos tradicionais que falei neste outro artigo. Confira!

Promoções com preços diferenciados para determinados dias e horários de pouco movimento também são válidas.

Assim como pacotes de serviços, lançamentos de novos produtos e programa de fidelidade atraem clientes.

Mas nada fideliza mais do que um….

4.3 Atendimento de Qualidade

Após divulgar, seus clientes irão procurar pelos seus serviços,

É preciso facilitar o contato. Crie uma página da internet e divulgue o número de telefone e WhatsApp do espaço para ser encontrado.

O agendamento também deve ser funcional e prático, pois do contrário, os clientes podem desistir.

Fora isso, na hora de receber o cliente, o bom atendimento é primordial para um negócio da beleza,

Pois, ele faz com que o cliente esteja satisfeito, volte ao salão e divulgue aos amigos.

Todos da equipe devem cuidar dos detalhes que interferem na qualidade dos procedimentos e da experiência do cliente.

Mostre que você faz um bom gerenciamento de salão nesta hora e surpreenda no atendimento.

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4.4 Parcerias:

Crie um conceito de serviço que deseja transmitir para os seus possíveis novos clientes,

Para isso, busque parceiros que tenham o mesmo objetivo ou público alvo que você.

Assim como empresas, as entidades e classe também se mostram dispostas a realizar colaborações com benefícios aos seus associados.

Aproveite as oportunidades disponíveis perto de você!

O marketing de parceria têm como objetivo atrair e conquistar novos consumidores e fortalecer ainda mais sua marca na região.

Conte comigo para te ajudar neste processo de desenvolvimento!

Se preferir, seja meu aluno em um curso de gestão presencial ou online, através do Criadores de Imagem.

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