Invista em assinaturas e movimente seu salão!

Invista em assinaturas e movimente seu salão!

Imagine investir em um clube de clientes para movimentar a agenda do salão de beleza!

Gostou da ideia né? Esta é uma tendência apontada desde 2015 no mundo e que chegou ao Brasil em 2017, quando começaram a se instalar por aqui os clubes da Escova ou Dry Clubs, como é conhecido em inglês.

De lá pra cá, a tendência foi se tornando febre em alguns espaços e principalmente nas cidades metropolitanas, devido a oportunidade do cliente pagar menos e do salão aumentar o número de cliente na agenda.

Eu já destaquei em algumas aulas ao vivo que essa é uma boa alternativa durante e após a pandemia da Covid-19, para os salões manterem seus rendimentos e clientela fiéis.

Se você está achando este assunto interessante…Você ainda não viu nada!

Selecionei diversas dicas de como aplicar esta tendência no seu espaço. E abaixo ainda relato, como eu uso as mesmas no meu salão de beleza.

Entendendo o Clube de Assinaturas

Na assinatura o consumidor paga um preço fixo para realizar serviços durante o período. Por exemplo: R$ 250,00 por mês para escovar o cabelo quantas vezes quiser.

Você pode vender assinaturas mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

Desafios

Como todo projeto que dá retorno, investir em assinatura exigem alguns desafios a serem enfrentados pelo gestor.

Regras para a cliente:

Ao desenhar esta ação para o seu espaço, tenha as regras claras, discuta muito com a equipe o que pode e o que não pode para o cliente. Digo isso, porque teve clientes que queriam passar o benefício para a filha, para a irmã, para a amiga. Então, te sugiro pensar nisso.

Você pode criar assinaturas e ter regras que sejam importantes para o seu negócio como dias específicos, dentro de certos horários de menos movimento ou ainda fazer os serviços com apenas um profissional. No meu salão os serviços de assinaturas podem ser realizados de segunda a quarta, e precisa ser feito sempre com o mesmo profissional, por exemplo.

Comunicação clara com a equipe:

Explique detalhadamente para o profissional como funcionará o rateio, a marcação de horário.

IMPORTANTE: deixe o profissional decidir se quer ou não participar da vendas de pacotes. Digo isso, pois quando implementei em meus salões, alguns profissionais atendiam sem vontade, pois o ganho por serviço é menor. O cliente percebe a falta de atitude, e isso é horrível. Hoje em meus salões só participa quem acredita no poder de fidelização das assinaturas.

No meu espaço, o rateio é o mesmo, mas equivalente ao valor do serviço no pacote. Por exemplo: o profissional recebe 45% do serviço executado, é esta porcentagem que ele irá receber do pacote de assinaturas.

DICA: Estabeleça e calcule bem o desconto que será fornecido nestes pacotes. Lembre-se dos produtos envolvidos e dos custos, para que este tipo de ação não lhe gere prejuízos.

Assinaturas de Escova

Já pensou pagar uma única vez e ganhar 4 escovas!

O cliente paga um valor X e tem direito a 4 serviços de escova no mês no salão. Os dias e horários podem ser mais restritos e são determinados pelo espaço e devem ser informados antes do cliente fechar o pacote.

Você pode deixar livre o número de escovas no seu salão, mas lembre-se de restringir de alguma forma, nem que seja por horário, mantendo a agenda movimentada e evitando aglomeros ou prejuízos desnecessários.

Assinaturas de Tratamentos capilares

Invista uma vez e trate seu cabelo sempre que quiser!

O cliente paga um valor X e tem direito a realizar tratamentos capilares no salão, desde que seja com o mesmo profissional e agendado previamente.

Neste caso, sugiro que os dias e horários sejam mais restritos também, por exemplo: De segunda a quarta-feira, todos os dias até às 12h, você pode determinar e ainda citar no programa quais marcas estão inclusas no pacote. No meu salão, eu não deixo isso restrito, mas pode te ajudar a controlar os custos neste caso.

Assinaturas de pé e mão

Unhas por fazer? Nunca mais!

O cliente pode fechar um pacote mensal de assinatura com 4 mãos e 2 pés, ou somente 4 mãos, se o mesmo preferir. Ele paga antecipadamente pelos serviços e pode agendar em dias específicos da semana como: de segunda a quarta ou quinta-feira, evitando os dias de maior movimento no salão como sexta e sábado.

Se este serviço for uma novidade no seu espaço, você pode deixar ele aberto para todos os dias do salão, assim, você movimenta a agenda e atrai as clientes.

No meu salão para estes pacotes eu dou um desconto de 12 a 15%, e o procedimento precisa ser feito sempre com a mesma profissional, pois é um benefício já que a mesma vai receber um pouco menos pelo serviço.

Normalmente, as próprias profissionais vendem o pacote para a cliente, o que facilita esta questão.

Assinaturas de design de sobrancelha

Esteja sempre linda como uma diva de Hollywood!

Muito semelhante ao anterior, mas com menos visitas, este modelo de pacote de assinaturas pode ser mensal ou trimestral. Desta forma, a cliente faz o pagamento antecipado e pode visitar o salão a cada 15 dias para limpar e fazer o design da sua sobrancelha.

Neste campo, existem muitas mulheres que são extremamente cuidadosas com a sobrancelha por causa de seus trabalhos, gravam vídeos, participam de eventos (que podem ser on-line também), e precisam estar sempre lindas.

Neste serviço, você pode investir no ganho extra com a aplicação de hena, permanente de cílios e coloração de cílios e sobrancelhas que são serviços que algumas clientes consomem com certa frequência nos meus salões.

Assinaturas de Alongamentos e Manutenções de unha

Unhas lindas e longas sim, porque você merece!                 

Os alongamentos de unhas são uma tendência que veio para ficar, uma prova disso são as mais inovadoras técnicas que estão surgindo no mercado desde fibra de vidro, pasta acrílica e as unhas em gel e encapsuladas. É uma mais linda que a outra!

Mas para resumir, este tipo de serviço costuma demandar idas aos salões a cada 15 dias. Primeiro, para a aplicação da técnica e posteriormente, para manutenção das mesmas.

Normalmente a aplicação deste tipo de unhas costuma ter um alto valor agregado para as profissionais que aplicam, além do mais, só as manutenções custam cerca de metade do valor da aplicação.

Agora, imagine você, se a cliente paga: R$ 150,00 pela aplicação + 80,00 pela manutenção. Para este tipo de clientes e demanda, você pode criar uma assinatura mensal ou trimestral, veja o que é mais relevante para você e sua equipe de manicures, neste caso.

Assinaturas de retoque de raiz

Nada como um retoque e tudo fica lindo!

Muitos clientes seniores visitam meu salão com frequência.

Antes da pandemia, confesso que já me passou pela minha cabeça criar um pacote de assinaturas para elas, afinal, algumas costumavam visitar o salão semanalmente.

Como eu sei que a cor de raiz é a porta de saída de muitos salões, estou estudando uma forma de criar um programa para este público. Penso em determinar um valor X e deixar a cliente livre para retocar a raiz e visitar o salão. Penso, inclusive, em criar junto com este pacote, um combo com Assinatura de retoque de raiz com Escova, porque sei que muitas delas não sairão do meu salão sem estarem maravilhosas.

Eu ainda estou estudando estes custos, e ainda não implementei porque os idosos são grupo de risco neste momento, e eu reduzi drasticamente meu estoque. E sei que assim que criar esta assinatura, eu precisarei ter sempre as tintas dos meus fiéis clientes para qualquer visita de última hora.

Rentabilidade

Nem tudo que reluz é ouro.

As assinaturas oferecem baixa rentabilidade, mas melhoram a taxa de ocupação da sua agenda. Além disso, fidelizam os clientes.

Minhas manicures que possuem clientes de assinatura fidelizadas há mais de seis meses foram as únicas que conseguiram manter o movimento na agenda durante a pandemia, logo, isso me leva a acreditar que podemos ter bons resultados com este projeto.

Mas importante: Não saia aplicando a assinatura em todos os serviços do seu espaço. ⠀
Estude, quais deles podem ser mais relevantes para as suas clientes neste momento.⠀

A assinatura é uma boa alternativa, pois, aumenta o ticket-médio e pode movimentar os dias de agenda tranquila, como a terça e a quarta-feira.

Entretanto, para que a estratégia funcione, é importante manter a qualidade dos serviços e do atendimento.

E se for possível, encante todos os clientes para que eles te indiquem e façam suas recomendações, pois 90% das minhas clientes fazem a assinatura porque uma amiga ou conhecida fez e apontou para ela os benefícios.

Então, agora que você tem toda essa informação, invista em assinatura e movimente seu salão.

Mãos à obra e não esqueça de fazer uma boa divulgação dos benefícios dos seus pacotes!

Se você quiser mais informações para participar da turma especial de Gestão Financeira ou Marketing para salão e ter acesso ao meu curso completo de administração de salão com muitos materiais extras, chama a gente no (48) 99944-9354 ou acesse o botão abaixo.

Aliás, conte comigo para te ajudar neste processo de desenvolvimento seja de forma paga ou gratuita.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje!

Eu, diariamente, repasso dicas no meu instagram: @danivenancio_

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Dani Venâncio

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