Faça gestão e melhore o lucro do seu salão de beleza!

Entenda o faturamento e as despesas de salão, assim calcule a margem de Lucro de um salão de beleza, renda, lucratividade e rentabilidade deste negócio

Faça gestão e melhore os lucros do seu salão de beleza!

Nunca soube seus lucros? Hoje, vamos mudar isso.

Segundo minhas pesquisas, menos de 25% dos gestores da área da beleza analisam suas contas e rendimentos.

Mas destaco, para quem empreende no mercado da beleza, a gestão financeira é um quesito básico para o sucesso, e pelo que percebo, a pandemia deixou isso bem claro.

Afinal, somente através dos números você saberá os resultados reais do seu negócio da beleza.

Certamente, antes de pensar em aumentar a lucratividade, é preciso antes conhecer bem suas finanças, despesas e rentabilidades.

Somente fazendo uma boa gestão financeira no seu negócio, que você irá poder planejar formas de manter e aumentar sua lucratividade. Pense nisso!

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Faturamento

Você sabe quanto fatura todo mês?

Parece difícil calcular um faturamento, mas esqueça esta ideia, é simples, some todos os serviços realizados por dia, semana ou mês do seu negócio e entenda que este é o faturamento bruto que pode ser por profissional, serviço ou do salão, depende do que você calculou.

Se quiser fazer uma análise por categoria ou setor basta somar de forma específica seu faturamento. Nestas horas, um sistema de gestão costuma nos dar essa informação a um clique.

Controle

A verdade é que você precisa investir em controles.

Reduza gastos e mantenha eles controlados para melhorar os resultados, comece conhecendo alguns tipos de controles financeiros.

O fluxo de caixa é um dos mais importantes; é o registro do dinheiro que entra e sai do caixa do seu negócio.

Além dele, outro controle é o demonstrativo de resultados, que é uma relação dos custos e receitas. Assim, você identifica se os ganhos estão de acordo com a estimativa e se são coerentes com as necessidades do espaço.

Em resumo se alguma coisa estiver fora do lugar, você perceberá e tomará medidas para reverter a situação.

O grande problema dos pequenos empreendedores é não perceber como controles simples minimizam erros e grandes perdas. E no nosso mercado, grande parte do sucesso está no estoque.

Comece com planilhas, e depois encontre um bom sistema de gestão de salão. Eu indico a Avec

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Entenda as despesas

Eu sei que estou sendo chata com esse tema, mas é porque é relevante.

Existem dois tipos: as despesas diretas e indiretas. Entenda mais sobre esse assunto neste post: Dominando as despesas do seu salão de beleza!

Vou usar o exemplo de um penteado com o valor simbólico de R$ 100 para te explicar.

Digamos que entre as despesas diretas temos: o rateio deste serviço de 45,00, o imposto que será de 8,00. A taxa de cartão de R$ 2 e os produtos utilizados de R$ 2,50. Totalizando: R$ 56,80.

Qual a margem operacional deste serviço? R$ 43,20.

Não comemore, pois com esse valor o salão ainda precisa pagar todas as despesas indiretas para só depois disso ter o tão sonhado lucro.

Se ficou difícil de entender, veja esta aula sobre: Descobrindo a margem operacional do salão

É muito importante calcular sua margem operacional de todos os serviços,

Afinal, todo negócio precisa de lucro para sobreviver. E você necessita saber se o seu negócio está sendo rentável ou não. Porque destes valores ainda será pago as principais contas recorrentes do espaço.

Calcule a margem de lucro por período

Primeiro, compreenda que você poderá ter relatórios e demonstrativos por período.

Você pode calcular tanto sua margem semanal, mensal ou anual. Basta calcular os dias em questão. Por exemplo, Soma-se todos despesas totais mensais, sendo as diretas, indiretas e as outras despesas.

Levante o total do faturamento do período e subtraia as despesas totais. Prontinho, este será seu o lucro líquido do negócio durante o período calculado.

Lembrando, que também devem ser descontados os empréstimos, financiamentos e bonificações.  Inegavelmente, quem planeja alcança resultados melhores.

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Planejamento

Perfeito, temos o faturamento, a margem operacional e o lucro do seu negócio. É hora de utilizar estas informações para planejar os resultados que você almeja. Agora, verifique a capacidade de cada serviço por dia, respeitando as orientações da vigilância sanitária e OMS (Organização Mundial da Saúde).

Comece registrando quantos parceiros você tem e a duração média dos procedimentos que cada um realiza. Desta forma, estime quanto de cada serviço você e sua equipe podem vender a mais.

Assim, veja quantos atendimentos estão sendo fornecidos hoje, e crie metas para aumentar uma cliente por dia ou por semana.

Seja realista e entenda que este é um plano a longo prazo. E com paciência e um trabalho de equipe você chega lá.

Por isso, a dica de lucratividade para salão de beleza é saber qual é a capacidade máxima do seu faturamento,

Assim, você pode criar campanhas para movimentar a Agenda em dias específicos e focar seu Marketing Digital ou Divulgação Tradicional para este propósito.

Baseando-se nessas informações e no preço dos serviços, esses dados serão úteis para controlar as finanças e prever um pequeno aumento quando a procura estiver aumentando.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje!

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